Enem: algumas mudanças estão previstas para as próximas edições; confira

Na última semana, o MEC, órgão responsável por elaborar e aplicar as provas, juntamente com o Inep, anunciou que o exame passará por modificações.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é aplicado no país todos os anos, há muito tempo. Por meio dessa prova, os alunos podem medir seus conhecimentos e ingressar na faculdade. Há também descontos em universidades e programas educacionais para beneficiar os jovens a partir das notas obtidas.

Leia mais: Será que é possível solicitar a revisão de nota do Enem 2022?

Na última semana, o Ministério da Educação (MEC), órgão responsável por elaborar e aplicar as provas, juntamente com o Inep, anunciou que o exame passará por modificações, que estão previstas para serem aplicadas a partir do ano de 2024, alterando diversos aspectos, que você poderá conhecer neste artigo.

Atualmente, as provas são aplicadas em duas etapas, e geralmente são feitas em dois domingos consecutivos do mês de novembro.

Uma das principais mudanças propostas está na composição da prova, uma vez que um novo sistema de ensino médio já está em vigor no país, tanto nas escolas públicas quanto nas particulares. O novo padrão é chamado de Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Dessa forma, as quatro divisões que estão presentes no sistema atual de avaliação (ciências da natureza e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias) serão substituídas. Assim, elas darão espaço ao novo modelo.

Para o primeiro dia de prova, a composição será, em sua maioria, de questões de língua portuguesa e matemática. Assim, os alunos ficarão encarregados de interpretar questões, usar o raciocínio lógico e também o contexto das informações recebidas. Além disso, no primeiro dia de prova, também será feita a aplicação da redação.

Já o segundo dia será composto de acordo com a escolha do aluno no ensino médio, sendo feita a partir de blocos com opções de matérias, que poderão ser:

  • Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
  • Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Quanto à pontuação da prova, a principal mudança deve ser a entrada de questões dissertativas. Hoje, a avaliação é totalmente composta por questões de múltipla escolha. Assim, irá mudar também o peso das questões. Ainda haverá benefícios para alunos do ensino técnico, com bônus na pontuação de acordo com a área escolhida.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.