Enem: estudantes podem solicitar isenção de taxa hoje!
A partir de hoje, estudantes podem solicitar gratuidade da taxa de inscrição do Enem 2023.
Boas notícias para quem vai fazer o Enem 2023! A partir de segunda-feira, dia 17, os candidatos já podem solicitar a gratuidade da taxa de inscrição. O processo é simples e deve ser realizado na página do participante.
A solicitação da isenção está disponível para estudantes que estão concluindo o último ano do ensino médio em redes públicas de ensino ou que foram bolsistas integrais em escolas particulares. Também podem solicitar a isenção os estudantes com renda familiar per capita menor que 1 salário mínimo e meio, bem como aqueles que possuem declaração de vulnerabilidade econômica e estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
O Inep disponibilizou versões acessíveis do edital de gratuidade da taxa de inscrição e da justificativa para participantes com deficiência. Há uma versão em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas com deficiência visual.
Não perca o prazo
É importante lembrar que o prazo para solicitar a inscrição no Enem 2023 com isenção da taxa vai até o dia 28 de abril. Se você ganhou a isenção e não compareceu na prova do ano passado, ainda é possível solicitar a justificativa, a qual é obrigatória. Caso contrário, você terá que pagar a taxa de inscrição.
A decisão da análise das justificativas estará disponível a partir do dia 8 de maio. Portanto, tenha calma, organize-se e envie sua justificativa dentro do prazo. As provas do Enem 2023 estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro, então comece a se preparar desde já!
Confira passo a passo de como solicitar a isenção do ENEM
Para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2023, basta acessar a página do participante e escolher a opção “isenção” (caso tenha cadastro no gov.br).
Em seguida, a assistente virtual Nanda irá solicitar algumas informações, como CPF e data de nascimento. É rápido e fácil.
Ao acessar o sistema de solicitação, é possível verificar se o candidato tem direito à isenção da taxa de inscrição. Se estiver tudo certo, basta aceitar os termos e prosseguir.
O candidato precisará informar se já concluiu o ensino médio ou não e, em caso positivo, se foi pelo Encceja ou não. Também será necessário informar se a escola em que estudou era pública ou particular com bolsa.
Para facilitar o processo, seria útil informar se possui o Número de Identificação Social (NIS), o qual pode ser consultado no site do CadÚnico.
É necessário preencher um questionário que avalia as questões socioeconômicas para solicitar a isenção. Nele, o candidato deve informar sobre sua renda e a de sua família, além de outras características de sua residência.
Ao todo, são 25 perguntas, sendo a última sobre o acesso à internet em casa. O candidato deve fornecer informações como e-mail e telefone celular para contato.
Uma novidade do Enem 2023 é que é necessário enviar uma foto digital recente (frente) com fundo branco. É importante lembrar que o edital solicita que os candidatos não usem acessórios que dificultem a identificação, como gorros e bonés.
Na etapa final, é preciso confirmar todos os dados novamente. Se estiverem corretos, o candidato deve marcar a opção “Confirmo meus dados para solicitação de isenção do Enem 2023” e clicar em “ENVIAR SOLICITAÇÃO”.
Comentários estão fechados.