ENEM: veja quais erros na competência 2 da redação são evitáveis

A competência 2 do ENEM pode garantir uma nota baixa em casos de desvios, por isso, é indispensável não errar no desenvolvimento a escrita.

A competência 2 pode levar o aluno a zerar a redação em pouco tempo de escrita. São avaliadas as propostas de desenvolvimento da argumentação, o domínio das afirmações sobre o tema e o repertório sociocultural utilizado nas alegações feitas. Estes três pequenos pontos representativos podem ser os mais difíceis de equilibrar.

A banca vai analisar a capacidade que o aluno apresenta de compreender a temática apresentada. Ele foi capaz de iniciar o desenvolvimento do texto com uma gama de informações importantes para defender o que está sendo apresentado? Nesta competência, também é avaliada a capacidade de apresentar o texto dissertativo-argumentativo.

Os erros que envolvem o desenvolvimento da escrita foram selecionados pelo Manual dos Corretores para que você possa tirar de letra na próxima vez que for se submeter à prova.

Erros que devem ser evitados na competência 2

1. Não desenvolver o texto

Os parágrafos que se apresentam com poucas linhas, sem aprofundamento, não são nada bem-vistos pelos corretores. Afinal, não tem como argumentar sobre nada com somente duas linhas!

2. Não seguir a tipologia textual requerida

A redação do ENEM tem o texto dissertativo-argumentativo como modelo parar seguir como estruturação do texto. Este é o ponto diferencial nas produções dos candidatos que provavelmente já tiveram contato com ele, pois este não se trata de um texto jornalístico, uma crônica ou um conto, logo precisa ser escrito dentro das regras.

Nesta tipologia, o estudante deverá defender um ponto de vista apresentando fatos e informações verdadeiras que acrescentem ao ponto de vista. Isso, evidentemente, não se encaixa em qualquer outra tipologia textual.

Basicamente, aqui é fundamentada toda a estrutura do desenvolvimento do tema.

3. Fuga do tema

O tangenciamento do tema proposto pela prova é gravíssimo.

Ele se dá quando o tema solicita uma abordagem sobre a educação, por exemplo, mas o aluno aborda questões sobre a influência dos jogos online na vida do adolescente. Este problema pode se apresentar quando o estudante não entende a proposta. Se não entende a proposta, não terá o repertório exigido na competência 2 para concluí-la.

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