Energia hidráulica – o que é, vantagens, desvantagens, principais usinas no Brasil

A Energia Hidráulica é a principal fonte de energia do Brasil. A usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, é a segunda maior produtora desse tipo de energia no planeta.

1

1 O que é Energia Hidráulica?

O que é Energia Hidráulica?

Energia Hidráulica, também conhecida como energia hídrica ou hidrelétrica, é obtida através do aproveitamento da energia potencial e cinética das correntes de água de rios, mares ou quedas d’água, em turbinas de usinas hidrelétricas. É considerada uma fonte de energia renovável e limpa.

2 Como acontece a geração de Energia Hidráulica?

Como acontece a geração de Energia Hidráulica?

A Usina hidrelétrica é a fonte de geração de energia hidráulica. Se trata de uma construção que utiliza o fluxo das águas fluviais para gerar energia elétrica. Para a construção de uma usina hidrelétrica acontece o represamento das águas de um rio. A barragem formada por esse represamento pode ocupar áreas com grandes extensões.

O que acontece é que a água acumulada, ao correr com muita força até as turbinas da usina, exerce certa pressão no sistema, o que proporciona a movimentação do gerador responsável por transformar energia mecânica em elétrica.  

3 Vantagens da Energia Hidráulica:

Vantagens da Energia Hidráulica:

  • Não ocorre emissão de gases poluentes significativos no processo de geração de energia.
  • É uma fonte de energia renovável.
  • A água represada pode, dependendo do projeto, ser usada para irrigação de plantações nas proximidades da usina.
  • Por meio da represa é possível regular a vazão do rio.
  • Custo operacional baixo, pois as usinas atuais são automatizadas.
  • O preço da energia elétrica gerada nas hidrelétricas não depende da alta ou baixa dos preços de combustíveis fósseis, o que gera uma certa estabilidade do preço pago pelo consumidor final.

4 Desvantagens da Energia Hidráulica:

Desvantagens da Energia Hidráulica:

 

  •  Em época de pouca chuva, ou estiagem, pode ocorrer a diminuição da geração de energia elétrica.
  • Se a represa for construída em local onde há cidade ou aldeia indígena, o transtorno para essas populações é muito grande, pois são deslocadas para outras áreas, o que impacta diretamente na cultura e hábitos tradicionais.
  •  Quando há construção de represa em região de mata ou floresta ocorre impacto ambiental, já que muitas espécies animais e vegetais são prejudicadas.
  •  A vida nos ecossistemas dos rios é afetada pelo aumento ou diminuição do fluxo de água que sai das barragens.

5 Energia Hidráulica no Brasil

Energia Hidráulica no Brasil

As hidrelétricas correspondem a cerca de 70% da energia elétrica produzida no Brasil. O país é o terceiro maior produtor desse tipo de energia no mundo, fica atrás somente da Rússia e da China.

A instalação de barragens para a construção de usinas iniciou-se no Brasil a partir do final do século XIX. Porém, foi somente depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) que a adoção de hidrelétricas passou a ser relevante na produção de energia brasileira.

O Brasil possui 12% da água doce superficial da Terra. Em razão do grande potencial hidráulico dos rios nacionais, os país aproveita cerca de 30%  dessa fonte para produzir energia.  

As bacias dos rios Amazonas, São Francisco, Tocantins, Uruguai e Paraná são as mais importantes para a geração de energia hidraúlica.

A usina hidrelétrica de Itaipu Binacional que se encontra na divisa do Brasil com o Paraguai, na bacia do Rio Paraná,  é explorada pelos dois países. Ela foi construída entre 1945 e 1984, período em que o Brasil e o Paraguai  estavam sob governos ditatoriais.

A usina ocupa a posição de segunda maior geradora de energia hidráulica do mundo, ficando atrás da Usina de Três Gargantas, que foi inaugurada em 2012 na China, no rio Yang-Tsé.

6 Principais Usinas Hidrelétricas do Brasil:

Principais Usinas Hidrelétricas do Brasil:

Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional: usina brasileira e paraguaia está localizada no município Foz do Iguaçu, fronteira com o Paraguai. Instalada no rio Paraná, a parte brasileira possui capacidade de 7.000 MW. Sua inauguração ocorreu em 5 de maio de 1984.

Usina Hidrelétrica de Tucuruí: localizada no rio Tocantins, no município de Tucuruí, no  Pará. Possui capacidade de geração de energia elétrica de 8.340 MW. Foi construída entre 1976 e 1984, sendo propriedade da Eletronorte.

Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira: instalada no rio Paraná, esta usina localiza-se na fronteira entre os estados de São Paulo (município de Ilha Solteira) e Mato Grosso do Sul (município de Selvíria). Sua capacidade de geração de energia elétrica é de 3.440 MW. Foi inaugurada em 1973, sendo de propriedade da CESP.

Usina Hidrelétrica de Xingó: localizada entre os Estados de Alagoas e Sergipe, foi inaugurada em 1984. Instalada no rio São Francisco, sua capacidade é de  3.162 MW.

Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso: localizada no município de Paulo Afonso, na Bahia, possui capacidade de geração de 3.985 MW. Instalada no rio São Francisco, foi construída entre os anos de 1954 e 1979.

Usina Hidrelétrica de Jirau: localizada no município de Porto Velho, em Rondônia. Foi inaugurada em 2012, possuindo capacidade de geração de 3.750 MW. Está instalada no rio Madeira.

Usina Hidrelétrica de Santo Antônio: instalada no rio Madeira, no município de Porto Velho, Rondônia. Inaugurada em março de 2012, possui capacidade de 3.568 MW. A operação da usina e a distribuição da energia são de responsabilidade da Eletronorte.

Usina Hidrelétrica de Belo Monte: Se encontra no rio Xingu, próxima à cidade de Altamira, na região norte do Pará. Possui capacidade de geração de 11.230 MW. Ainda está em construção, a finalização da obra está prevista para ocorrer em 2019.

7 Curiosidades

Curiosidades

  • A Inglaterra é a pioneira na produção de energia hidráulica no mundo. As primeiras usinas hidrelétricas foram construídas no país na década de 1880.
  • As usinas hidrelétricas são a segunda maior fonte de produção de energia no planeta. Aproximadamente 20% da energia elétrica mundial é fornecida pelas usinas hidrelétricas.
  • Além da Rússia, China e Brasil, os Estados Unidos e o Canadá também possuem grande potencial hidráulico.
  • A palavra “hidrelétrica” vem do grego “hydro”, que significa água, e do latim “electricus” que se refere ao que produz eletricidade.

você pode gostar também
  1. Jorge Fontes Diz

    Desculpe, mas, há vários erros no post, dentre eles:
    1 – Itaipu NÃO é a maior produtora de energia hidráulica do planeta;
    2 – Usina Hidrelétrica São Luíz do Tapajós, no Pará NÃO foi construída;
    3 – Usina Hidrelétrica Jatobá, no Pará NÃO foi construída.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.