Energia renovável

Antes do desenvolvimento do carvão em meados do século XIX, quase toda a energia utilizada era renovável.

0

O que é energia renovável? Energia renovável é o termo para qualquer energia utilizável que é aproveitada a partir de recursos naturais que são essencialmente inesgotáveis ​​(como a luz solar, ou energia térmica gerada e armazenada na Terra) ou naturalmente reabastecidos em uma escala de tempo humana (como energia derivado da madeira).

Energia Renovável

Em contraste, energia não renovável refere-se à energia derivada de recursos que são limitados em quantidade e não podem ser repostos de forma oportuna ou viável e são essencialmente insubstituíveis uma vez extraídos (como a energia derivada de combustíveis fósseis).

O termo energia renovável não foi aplicado apenas à energia e às formas de energia aproveitada, mas também às fontes e tecnologias associadas a essa energia.

Exemplos de tecnologias de energia renovável incluem métodos para aproveitar a energia da água, a luz solar, a energia térmica ou a biomassa para a geração de eletricidade.

O movimento em direção à energia renovável reflete não apenas a consciência da necessidade de se preparar para um futuro quando os combustíveis fósseis não estarão mais em oferta abundante, mas também a importância de equilibrar o desenvolvimento econômico com a proteção do meio ambiente para as gerações futuras.

História

Antes do desenvolvimento do carvão em meados do século XIX, quase toda a energia utilizada era renovável. O mais antigo uso conhecido de energia renovável foi na forma de usar madeira (biomassa tradicional) para alimentar fogueiras. A descoberta de como fazer fogo com madeira é considerada um dos avanços mais importantes da humanidade.

O uso da madeira como fonte de combustível para o aquecimento é muito mais antigo que a civilização e é assumido como tendo sido usado pelos neandertais. Embora o uso de madeira para fogueiras tenha sido datado de cerca de 790.000 anos atrás, com evidências de fogo controlado em um local do Paleolítico Inferior em Israel, há evidências do controle do fogo entre 200.000 e 400.000 anos atrás.

O ambiente

Muitas fontes de energia renováveis ​​também são melhores para o meio ambiente do que a queima de combustíveis fósseis. Elas produzem menos poluição, o que ajudará a proteger o meio ambiente e nos fornecerá ar e água mais limpos.

Exemplos de Energia Renovável

Eólica – Grandes turbinas eólicas geram eletricidade a partir da força do vento.

Energia Solar – Os raios do sol podem ajudar a aquecer um edifício ou uma piscina. Eles também podem ser transformados em eletricidade usando células solares.

Energia hidrelétrica – A água de uma represa ou de um rio pode ser usada para girar turbinas e gerar eletricidade.

Energia ondomotriz – Esta nova tecnologia está trabalhando em maneiras de aproveitar o vasto poder das ondas e marés do oceano.

Energia geotérmica – O calor de dentro da Terra pode ser usado para aquecer residências e prédios com bombas de calor. O vapor de dentro da Terra também pode ser usado para gerar eletricidade.

Energia de biomassa – As plantas coletam energia do sol pela fotossíntese. Podemos aproveitar essa energia usando plantas, como árvores, além de criar combustível a partir de plantas, como o etanol e o biodiesel. Mesmo o gás do lixo e do estrume pode ser usado para criar energia.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.