Energia Sustentável – o que é, tipos, energia sustentável no Brasil

Energia Sustentável: Conheça sobre esse tipo de energia limpa e sustentável que vem revolucionando a matriz energética tradicional.

0

O que é Energia Sustentável?

A energia sustentável nada mais é do que energia obtida a partir de recursos renováveis, ou seja, aqueles que são inesgotáveis, por isso é considerada uma energia limpa. É vista como uma energia sustentável pois esta contribui para a manutenção do planeta em boas condições para aqueles que virão.

Em resumo, o uso de fontes de energias renováveis e a busca da máxima eficiência energética possível são as características principais deste tipo de energia. Isso aborda tanto questões ambientais quanto econômicas e sociais.

As principais fontes de energia sustentável são as renováveis e limpas, com nenhum ou muito pouco índice de geração de CO2 (dióxido de carbono) e outros gases do efeito estufa, e há diversas maneiras de gerar energia sem prejudicar os recursos naturais, dividas em vários tipos de energias sustentáveis.

Tipos/Fontes de Energia Sustentável

Solar

A luz do sol é captada e convertida em energia térmica ou elétrica por meio de um dispositivo chamado “célula fotovoltaica”. Outra aplicabilidade comum de utilização da energia solar é por meio da utilização de placas solares, muito usual em algumas residências do país, que fazem uso do calor existente na luz solar para realizar o aquecimento da água.

Eólica

Os ventos também são uma excelente fonte de energia sustentável. Por meio da força do vento, as pás de um enorme “cata-vento” são giradas, colocando em atividade um gerador de corrente elétrica, transformando-a em energia elétrica totalmente limpa.

Biogás

A mistura de excrementos de animais e do lixo orgânico, transforma-se em uma mistura gasosa capaz de substituir o gás de cozinha. Esse processo ocorre por meio da fermentação de bactérias que liberam o gás.

Biocombustíveis

É a geração de biodiesel e de etanol para veículos automotores. Proveniente de matéria orgânica, é considerado um combustível totalmente limpo, orgânico e renovável.

Maremotriz

O vai e vem do mar também é uma forma de energia limpa. Entretanto, é pouco explorada comercialmente. Os movimentos acionam uma grande turbina que ativa um gerador de eletricidade.

Geotérmica

A energia geotérmica consiste no aproveitamento do calor oriundo do interior do planeta. Dependendo da região do globo, por meio de escavações não tão profundas, é possível usufruir das altas temperaturas emitidas pela Terra, aquecendo a água que movimentará turbinas e gerará a energia. No Brasil, o uso dessa fonte ainda é extremamente incipiente.

Energia Sustentável no Brasil

Tendo em vista os impactos negativos causados por fontes de energias não renováveis, o Brasil ampliou sua matriz energética investindo em energia sustentável.

O país se destaca por possuir parte de sua matriz energética para uso de fontes renováveis, com destaque para energia eólica e biomassa.

Apesar disso, o país ainda é fortemente dependente das hidrelétricas, o que leva a uma forte dependência de chuvas. O país dispõe de um elevado potencial para o desenvolvimento de energias renováveis, porém este potencial ainda é pouco explorado.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.