'Engole o choro'! Corte cebola sem chorar com estes 6 truques

São dicas simples, mas eficazes, para cortar cebola sem derramar uma única lágrima.

Imagine a cena: você decide preparar aquela receita especial, que promete ser o ponto alto do jantar, mas, logo no início, ao pegar a cebola, já sabe que está prestes a entrar em uma batalha emocional.

Mal o primeiro corte é feito e seus olhos começam a arder, as lágrimas brotam como se você estivesse em uma cena dramática de novela.

A cebola, um ingrediente tão simples, mas poderoso, transforma até o cozinheiro mais experiente em um mar de lágrimas. Mas por qual motivo isso acontece?

Por que a cebola nos faz chorar?

Tudo se resume a uma defesa natural da planta. Quando cortamos a cebola, rompemos suas células, liberando enzimas que, em contato com os aminoácidos presentes, formam compostos de enxofre.

Tais compostos se misturam ao ar e, ao entrarem em contato com a umidade dos nossos olhos, formam ácido sulfúrico. É esse ácido que causa a irritação e as lágrimas.

5 dicas de como não chorar cortando cebola

1. Use um ventilador

Coloque um ventilador perto de você para soprar o ar — e os compostos de enxofre — para longe dos seus olhos. Assim, o ar que normalmente carrega esses compostos não chegará aos olhos.

2. Resfrie a cebola

Antes de cortar, coloque a cebola na geladeira ou no freezer por cerca de 15 a 30 minutos. O frio diminui a volatilidade dos compostos de enxofre, reduzindo o impacto nos olhos.

3. Adicione ácido

Esprema um pouco de limão ou vinagre na tábua de corte ou diretamente sobre a cebola antes de cortá-la. A acidez interfere na reação enzimática que forma os compostos irritantes, reduzindo a formação do ácido sulfúrico.

4. Mastigue pão

Pode parecer estranho, mas algumas pessoas juram que mastigar um pedaço de pão enquanto cortam cebola ajuda a absorver os vapores antes que eles cheguem aos olhos.

5. Acenda uma vela

Há quem diga que acender uma vela próximo ao local onde você corta a cebola contribui para a queima dos gases voláteis antes que eles cheguem aos olhos. Embora não seja cientificamente comprovado, vale a pena tentar!

6. Use óculos

Pode parecer engraçado, mas óculos de proteção ou até óculos de natação bloqueiam o contato dos gases irritantes com os seus olhos. Essa é uma solução simples e eficaz.

Vá além e se prepare para encarar a cebola

Facas afiadas também ajudam, pois cortam a cebola com mais precisão, rompendo menos células e liberando menos compostos de enxofre no ar.

Mas se você tentou de tudo e ainda assim as lágrimas apareceram, tente segurar a respiração por alguns instantes enquanto corta a cebola ou até mude o local de corte para perto de uma janela aberta ou um exaustor.

Trocar o tipo de cebola pode ajudar também; cebolas mais doces e suaves tendem a causar menos lágrimas.

Seja qual for a estratégia escolhida, o importante é não deixar que as lágrimas da cebola tirem o prazer de cozinhar. E, com essas dicas, você já está a um passo de transformar essa experiência em algo bem menos doloroso!

*Com informações da CNN Internacional e Informe Brasil.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.