Enjoou do ovo? Estes 5 alimentos são ótimas fontes de proteína
Uma das substâncias mais importantes para o corpo humano, a proteína se encontra em fontes variadas.
O ovo é uma excelente fonte de proteína e não é à toa que está presente em muitas dietas. Devido à sua versatilidade e ao seu baixo custo, ele é consumido diariamente, mas isso pode gerar um enjoo nas pessoas. Contudo, há outras alternativas que são ótimas fontes de proteína. Por isso, listamos alguns alimentos para substituir o ovo. Confira as opções proteicas para variar a sua dieta.
O consumo do ovo e os benefícios da proteína
Não é novidade para ninguém que o ovo traz muitos benefícios à saúde por conta da quantidade de proteína presente em sua composição. Uma forma de mensurar a importância do alimento é coletando os dados do consumo no ano de 2020, em que mais de 53 bilhões de unidades foram ao mercado. Isto é, cada cidadão brasileiro consumiu cerca de 251 ovos por ano.
Com isso, muitos usufruem dos benefícios proporcionados pela proteína, como produção de músculos, pele e, inclusive, energia. Sendo assim, a proteína é bastante requisitada para auxiliar na reconstrução muscular, em que atua no ganho de massa magra e na redução de gordura corporal.
Além disso, a substância atua no transporte nutricional e no aumento da imunidade corporal.
No entanto, ela não está presente apenas no ovo. Aliás, ela está além de alimentos de origem animal, aumentando, assim, o leque de opções, principalmente para veganos.
Então, confira agora cinco fontes de proteína que podem substituir o ovo tranquilamente:
Patinho
Possuindo 20g de proteína a cada porção de 100g, o patinho é uma ótima fonte de proteína animal. Esse alimento é um ótimo substituto do ovo, pois possui baixo nível de gordura e é bastante nutritivo.
Tofu
Ótima opção para veganos, contendo 8.5g de proteína a cada 100g, o tofu também fornece ferro e magnésio. Além disso, atua na prevenção de alguns tipos de câncer.
Filé de frango
Esse alimento é uma das principais fontes de proteína, pois apresenta 26g do nutriente por porção de 100g. Só de ingerir 40g de filé de frango, você já garante uma boa absorção de proteína em uma única refeição.
Iogurte natural
Como os derivados de leite são excelentes fontes proteicas, esse não foge à regra. Possuindo cerca de 4.2g de proteína em ¾ de um copo, esse produto pode ser consumido tanto na versão desnatada quanto na integral.
Grão-de-bico
Sendo mais uma opção para quem não consome alimentos de origem animal, o grão-de-bico conta com 13g de proteína a cada 60g. Isso faz com que ele seja uma excelente opção no cardápio, além de possuir bastante fibra, que ajuda na saciedade.
Comentários estão fechados.