Ensine seus filhos a aprender com os fracassos
Os erros e fracassos podem servir de muito aprendizado na vida de uma pessoa. Veja maneiras de contribuir com isso.
Nenhum pai gosta de ver seus filhos falharem, mas os erros podem ser muito importantes na vida de pessoas de qualquer idade. Por exemplo, quando uma criança perde em uma competição ou jogo, ela se sente muito derrotada. É por isso que é tão importante ensinar seus filhos a aprender com os fracassos da vida.
Leia mais: 5 dicas para quem busca ter mais autoestima e viver uma vida mais feliz em 2022
Quando são mais jovens, é o mesmo sentimento em situações mais simples, como não ter com quem brincar, ou nunca se colocar em primeiro lugar na escola.
A importância de aprender com os erros
Quando excluímos erros, falhas e fracassos da perspectiva de uma criança, na verdade estamos eliminando as experiências que a ensinam a ser um cidadão talentoso, persistente, inovador e resiliente contra a maldade dos humanos e do mundo.
Portanto, os erros são oportunidades de aprendizado de momento a momento. Abordá-los de maneira natural e estratégica na forma como aprendemos com eles é essencial para continuarmos aprendendo.
Maneiras de fazer a criança a aprender com seus erros
Seja sincero a todo momento
Quando a criança fracassa por algum motivo, tentar reduzir a importância da atividade ou da competição e dizer que “aquilo era só para se divertir” não adianta. A melhor escolha a se fazer é a de acolher a frustração da criança. Ajude-a a elaborar estratégias para, na próxima oportunidade, fazer diferente.
Dar bom exemplo
As figuras mais velhas (parentais ou não) em volta das crianças sempre vão servir de modelo e exemplo para elas. Por isso, quando você errar ou fracassar com algo, procure mostrar a melhor atitude diante de seus filhos. Seja resiliente e mostre que você pode melhorar ou conseguir o que deseja.
A todo momento, incentive o processo
Esse estresse pode se tornar prejudicial quando o foco é apenas acertar ou conseguir os resultados, e não o processo de aprendizado. Incentive seu filho a aprender, a encontrar respostas e a cultivar sua curiosidade, não a fazer certo.
Isso porque quando se quer, aprende-se, admite-se erros, consegue-se, tenta-se e, assim, acumula-se conhecimento. Por outro lado, querer obter reconhecimento e sucesso muitas vezes leva ao descarrilamento, afinal, o objetivo não é o desafio, mas o conhecimento.
Comentários estão fechados.