Entenda a bolsa auxílio proposta para incentivar a permanência no Ensino Médio
De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, a medida tem como objetivo incentivar o estudo e evitar a evasão escolar.
Levando em consideração a realidade a que enfrentamos no Brasil, podemos destacar que muitas pessoas acabam deixando os estudos de lado, principalmente o ensino médio, para trabalhar e ajudar a pagar as despesas da casa.
Essa situação é mais comum do que se imagina no país, e por isso, alguns projetos foram colocados em prática para tentar reduzir a taxa de estudantes que não querem permanecer no ensino médio, como é o caso da bolsa auxílio.
Para entender melhor o assunto, confira algumas informações sobre o tema que trouxemos a seguir!
Entenda a situação
Como dissemos, é muito comum que jovens deixem de ir à escola, principalmente no ensino médio, para trabalhar e ajudar os seus pais com as despesas da casa.
Com isso, o Ministério da Educação viu que seria muito importante colocar alguns projetos em prática para reduzir esse número e fazer com que as pessoas concluam o ensino médio de forma regular.
O que foi levado em consideração?
Em reuniões feitas, Camilo Santana, atual ministro da Educação, trouxe a ideia de implementação de algumas políticas públicas que têm o objetivo de reduzir o número de estudantes que abandonam o ensino médio.
Muitos pontos foram observados, desde investimentos, disponibilização de recursos e demandas que esses projetos necessitam.
Mas, esses investimentos são realmente necessários para incentivar os alunos a permanecerem nas escolas e também para colocar alguns projetos em prática, facilitando o processo de aprendizagem, como oferecer tablets, melhorar o ambiente da escola e muito mais.
A bolsa auxílio faz parte do Programa Ceará Educa Mais: Conectividade, cujo objetivo é trazer mais acesso para que os alunos consigam permanecer no ensino médio e sejam incentivados a isso.
Por que fazer o ensino médio é importante?
Se você está se perguntando se finalizar o ensino médio é realmente importante, saiba que sim, ele tem papel fundamental na formação de novos profissionais e cidadãos.
Essa, que é a última fase do ensino regular, é uma etapa obrigatória para quem deseja fazer uma faculdade, por exemplo.
Isso, pois, ao solicitar uma bolsa ou tentar o vestibular para universidades públicas, é solicitada a comprovação de conclusão do ensino médio na hora da matrícula.
Porém, mesmo que o indivíduo não deseje fazer uma faculdade, ainda assim concluir o ensino médio é importante para a inserção no mercado de trabalho, uma vez que esse diploma é pré-requisito em processos seletivos de vagas de emprego e concursos públicos, por exemplo.
Com tudo isso, pode-se dizer que o ensino médio é uma fase fundamental na vida de qualquer pessoa. Por isso, demanda empenho e investimentos do Poder Público.
Comentários estão fechados.