Entenda se o vale-gás subirá de valor; Liberação de nova parcela em breve
O vale-gás acabou não sendo liberado em maio, mas pode sofrer aumento a partir de junho. Confira!
Os pagamentos nacionais da próxima parcela do vale-gás devem ser recebidos até o final de junho. O programa foi criado pelo Congresso Nacional e endossado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), no entanto, ainda não possui valor definido. Segundo informações do Ministério da Cidadania, existe a possibilidade de aumento das remessas a partir do próximo mês. Nesse sentido, continue lendo este artigo para entender sobre as mudanças no valor do vale-gás.
Leia mais: Restituição do IR 2022: Pagamentos começam ainda em maio; confira o calendário
Mudanças no valor do vale-gás de junho
Ao contrário da maioria dos programas sociais, o valor nacional do gás não recebeu um valor fixo ao longo do ano. Em geral, o governo deve pagar pelo menos metade do preço médio de um botijão de gás de 13 kg. Por exemplo, em abril, todos os beneficiários receberam R$ 51 em suas contas digitais. Entretanto, ainda não há estimativa de valor para o mês de junho.
Isso ocorre principalmente porque é quase impossível prever qual será o preço médio de um botijão de gás nesta situação. De qualquer forma, o Governo Federal antecipa que a quantidade não sofrerá alterações significativas. Assim, em relação ao valor de abril, ele pode subir ou descer um pouco.
Senado aprova projeto de lei para aumento do vale-gás nacional
Há mais um ponto significativo que interfere no valor do vale-gás. O Senado Federal aprovou recentemente um projeto de lei que visa o aumento do benefício. Para entrar em vigor, o texto precisa passar pela Câmara dos Deputados e pela sanção do presidente Bolsonaro.
Se o texto passar por todos os obstáculos legislativos e se tornar lei antes da próxima rodada de pagamentos, o valor nacional do vale poderá aumentar em junho. Entretanto, nada foi confirmado até agora. Portanto, a ideia de que o projeto fará repasses de menos de R$ 50 para mais de 5 milhões de brasileiros continua valendo.
Além disso, segundo informações, pela primeira vez desde o início dos pagamentos, foi observada uma redução do número de utilizadores nacionais do vale-gás. Aproximadamente 200 mil brasileiros perderam o benefício entre fevereiro e abril. O motivo mais visto foi a existência de inconsistências nas informações.
Comentários estão fechados.