Entenda a operação dos novos radares capazes de detectar condutores imprudentes à distância
Grandes capitais brasileiras estão prestes a acabar com o "jeitinho brasileiro" de tentar burlar as leis de trânsito.
Com o intuito de combater a prática conhecida como “jeitinho brasileiro” adotada por alguns motoristas para evitar a detecção de excesso de velocidade pelos radares fixos, as cidades de São Paulo e Curitiba recorreram à tecnologia em busca de uma solução eficaz.
A estratégia utilizada pelos infratores consiste em reduzir momentaneamente a velocidade ao se aproximar dos radares e, assim que passam por eles, acelerar novamente além do limite permitido.
Para eliminar essa manobra, as autoridades decidiram desenvolver um equipamento baseado em um princípio científico conhecido como Efeito Doppler.
Então, se você está acostumado com o método, saiba que ele está prestes a perder a eficácia.
Como funciona o novo radar?
O Efeito Doppler se manifesta na forma de uma alteração na frequência percebida do som, seja ela mais alta, quando a fonte sonora se aproxima do observador; ou mais baixa (desvio para o vermelho) quando a fonte se afasta.
Esse efeito tem aplicações em diversas áreas, como na astronomia para determinar a velocidade de estrelas e galáxias, além de ser utilizado em equipamentos de radar, por exemplo.
Ao contrário dos radares convencionais, que dependem de sensores no solo para medir a velocidade dos veículos, a tecnologia em teste utiliza o princípio do Efeito Doppler para realizar essa medição.
Em vez de depender de sensores fixos, o radar é capaz de detectar o desvio na frequência do som emitido pelos veículos em movimento.
A tecnologia foi desenvolvida com recursos inovadores que permitem aferir a velocidade dos veículos em uma distância de até 50 metros após terem passado pelo ponto de instalação.
Além disso, eles foram programados para registrar imagens que evidenciem possíveis infrações, como mudanças de faixa proibidas e desrespeito ao sinal vermelho.
São Paulo e Curitiba já fazem uso do novo radar
Os resultados dos novos radares têm sido positivos na cidade de Curitiba e em São Paulo, conforme mencionado pelo Coordenador da Unidade de Monitoramento por Dispositivos Eletrônicos da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, Herick Dal Gobbo, em entrevista ao Uol.
Segundo o especialista, a implementação dos radares baseados na tecnologia Doppler está se tornando uma tendência, o que provavelmente levará à instalação de novos equipamentos em outras cidades do país em um futuro próximo.
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