Entenda como funciona a pontuação da sua CNH para cada categoria de infração
A soma dessas violações pode levar à privação do direito de dirigir um automóvel.
A negligência no trânsito amplia os riscos de acidentes e também pode gerar penalidades severas para os motoristas. Quando infringem as leis e são flagrados, eles ganham pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A soma dessas violações pode levar à privação do direito de dirigir um automóvel. Para que este tipo de problema não aconteça, saiba por quanto tempo esses pontos ficam na sua CNH.
De acordo com as leis de trânsito brasileiras, os motoristas estão suscetíveis a cometer quatro categorias de infrações enquanto dirigem: leves, moderadas, graves e gravíssimas. Em vez de se preocupar só com os pontos da carteira, é fundamental que esses condutores assumam a importância de sua própria segurança e também a dos outros em primeiro lugar.
Leia mais: Nova CNH: quem já possui a carteira precisa realizar a troca?
Como funcionam os pontos na sua CNH?
A categorização dos tipos mencionados leva em consideração o risco gerado pelo comportamento do motorista no trânsito, de acordo com as possíveis consequências da infração. Fato, nenhum motorista quer perder sua carteira. Por este motivo, a soma total dos pontos é sempre uma preocupação.
A categoria mais preocupante para os condutores fica por conta das infrações que são consideradas gravíssimas, pois estas acarretam uma perda de pontos maior do que as demais na CNH.
Após 12 meses, os pontos acumulados em sua carteira são zerados. Portanto, não é mais um problema para os condutores infratores. Um bom exemplo disso é que qualquer motorista que foi multado em outubro do ano passado pode perceber o desaparecimento da infração na sua carteira até o fim deste mês. Contudo, vale ressaltar que os pontos somem apenas da carteira, mas continuam registrados no nome do condutor.
Pontuação máxima permitida na CNH
Os regulamentos atuais permitem que os motoristas mantenham até 40 pontos em sua CNH durante 12 meses. Quando esse valor de pontos fica acima do permitido, o condutor sofre a suspensão da sua licença para dirigir.
Contudo, os motoristas que cometeram infrações gravíssimas e já acumularam 30 pontos, podem ter a habilitação suspensa.
As infrações muito graves incluem: dirigir com a habilitação revogada ou suspensa e dirigir com a carteira vencida há mais de 30 dias, mas existem muitas outras infrações que podem envolver muitos riscos para o trânsito.
Pontuação da CNH para cada categoria de infração
- Gravíssimas: 7 pontos;
- Grave: 5 pontos;
- Média: 4 pontos;
- Leve: 3 pontos.
Comentários estão fechados.