Entenda como funciona o aplicativo que monta currículos gratuitamente

montar o currículo é um algo a ser realizado da melhor forma possível para obter a atenção dos recrutadores, e é possível fazer isso com poucos cliques no celular.

Segundo a pesquisa feita pela “Pesquisa Nacional por Amostra a Domicílios” (Pnad), a taxa de desemprego gira em torno de 11%. Sendo assim, o momento de montar o currículo é um algo que deve ser realizado da melhor forma possível para obter a atenção dos recrutadores, e é possível fazer isso com poucos cliques no celular. Além disso, o candidato pode optar por modificar a qualquer hora, suas informações.

Estes aplicativos nos fornecem inúmeros benefícios, como, por exemplo, se o indivíduo desejar um formato simples e prático para informar suas experiências passadas, formações e objetivo profissional.

Porém, os especialistas nos ensinam maneiras sábias de utilizar as ferramentas disponíveis sem deixar de lado o cuidado necessário com os dados.

Sendo assim, a primeira coisa que é necessário ter conhecimento é que, os editores de texto queridinhos das empresas são “Google Docs” e o “Microsoft Word”, os quais encontram-se disponíveis tanto para computador como para celular. Eles possuem modelos prontos e minimalistas, apenas aguardando o preenchimento com os dados do indivíduo. Feito isso, basta apenas baixá-lo como PDF.

Mas, para aqueles que desejam algo mais decorativo e chamativo, as ferramentas que podem ser um salva-vidas é o “Canva” e “Meu currículo”, pois além de fornecerem o formato em PDF, o candidato pode deixar segundo o seu gosto, iniciando do zero.

Porém, para aqueles que não fazem ideia por onde dar início, uma ótima opção é analisar os modelos disponíveis nas páginas de “bancos de currículos”, como, por exemplo, 99jobs, Gupy e Recrutai. Infelizmente não é possível baixar as informações do site, porém, elas podem ser utilizadas como inspiração, ou até para entender melhor como funciona o processo de montagem.

Para a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro (Abrh-RJ), Lucia Madeira, “A inteligência artificial das plataformas vai formatando um esqueleto de currículo conforme a pessoa for preenchendo, quando for se inscrever em uma vaga pela plataforma. Ele pode, então, visualizar o documento e usar de inspiração.”

Atenção! Você precisa tomar cuidado com os templates feitos direto em aplicativos.

Mesmo que as ferramentas personalizadas sejam algo atrativo, é preciso ter cuidado, e de preferência utilizar plataformas como “Google Docs” e “Microsoft Word”. De acordo com a especialista em recrutamento e seleção, Aline Sousa, as plataformas apenas concedem via caixas de texto, e devido a isso, o currículo pode não ser identificado pela inteligência artificial, ou seja, os robôs encarregados de mapear as informações dos currículos de interesse.

“As caixas de texto aparecem como imagens, e o robozinho não consegue selecionar as palavras para poder fazer uma classificação. Muitas vezes, ele passa como um simples borrão pelo robô.”

Porém, se você não quiser abrir mão destes detalhes, a opção mais segura é enviar por e-mail.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More