Por que a meditação é tão importante atualmente para você

Se você busca uma ótima técnica para cuidar da sua saúde mental e se acalmar, continue lendo este artigo.

Após todo o tempo em que ficamos de quarentena, muitas pessoas tiveram a sua saúde mental abalada e, por isso, uma ótima técnica de autocuidado encontrada por muitos para cuidar dela foi a meditação. Essa técnica ainda acaba trazendo diversos outros benefícios para a vida das pessoas, entre eles, a redução da ansiedade. Entenda por que a procura pela técnica de meditação triplicou após a pandemia.

Leia mais: Meditação contribui na redução de dor crônica; alívio pode chegar a mais de 30%

O que é a meditação?

A meditação é uma prática antiga que tem raízes na sociedade oriental. É uma técnica que, por meio da concentração e atenção no momento presente, conduz nossa mente para um estado de calma e relaxamento buscando uma clareza mental e emocional.

É uma prática muito importante para se fazer hoje em dia, visto que a ansiedade e o medo estão presentes a todo instante, e é preciso ter ainda mais cuidado com a saúde mental. Reservar momentos para praticá-la, se concentrar e prestar atenção no presente, relaxar a mente e respirar são atitudes que fazem parte dessa técnica.

Além disso, a meditação pode ser praticada em qualquer lugar, facilitando assim para as pessoas que desejam começar a fazer.

Como funciona a meditação?

Para conseguir meditar corretamente, é preciso:

  • Reservar um tempo: é ideal que você reserve 15 a 20 minutos do seu tempo para se desligar, descansar um pouco e praticar a meditação. Ela vai te proporcionar uma viagem para dentro de si onde você irá alcançar tranquilidade e foco.
  • Encontrar um local calmo: é muito importante que você encontre um local calmo para praticar a meditação, permitindo que você se concentre bastante. Esse lugar pode ser um jardim, sua sala, um sofá, seu quarto, sua varanda etc.
  • Encontrar uma postura confortável: não existe uma posição obrigatória para praticar a meditação. A maioria das pessoas adotam a posição de lótus, porém pode ser qualquer uma em que você se sinta confortável e esteja com a coluna reta, pescoço alinhado, ombros relaxados e tenha um apoio para as mãos.
  • Controlar sua respiração: a respiração é uma parte muito importante na meditação. É preciso que você faça uma inspiração profunda, puxando o ar utilizando a barriga e o tórax, e uma expiração lenta e prazerosa.
  • Focar em algo: na meditação, é necessário que você encontre um foco para manter sua atenção e concentração. Isso que você utilizará para manter seu foco é chamado de mantra, o qual vai exercer um poder específico sobre sua mente e vai ajudar bastante a manter sua concentração para a meditação.

Benefícios e a importância da meditação

Diversos são os benefícios que a prática da meditação pode trazer para a vida de diversas pessoas. Dentre eles, estão: diminuição do estresse, controle da ansiedade, realizar tarefas em ambientes estressantes, potencialização do autoconhecimento e da autoestima, melhora da função imunológica, redução de vícios, redução das chances de sintomas relacionados a depressão, ajuda a dormir melhor, melhora a cognição, ajuda no bem-estar psicológico, dentre outros muitos benefícios.

Por isso, é uma prática de grande importância para aqueles que a adotam, pois através da redução do estresse, é possível lidar de uma melhor forma com as emoções. Com isso, a pessoa se torna mais autoconsciente, começa a olhar mais para si mesma e consegue ter paz nas situações mais difíceis de manter a calma.

Agora que você leu mais sobre essa prática e com certeza aprendeu mais sobre ela, deve ter percebido que não é tão difícil começar a meditar. Após começar, você verá que poucos minutos por dia já serão suficientes para trazer benefícios para sua vida e sua rotina.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.