Você tem flashes na visão? Pode ser um sintoma de enxaqueca ocular
Confira agora o que é enxaqueca ocular, quais as principais causas, sintomas e tratamento.
Você já ouviu falar de enxaqueca ocular? Muita gente não sabe, mas trata-se de um tipo de enxaqueca que afeta 1 a cada 200 pessoas que sofrem de enxaqueca comum. Nesse sentido, selecionamos as principais informações quanto às causas, sintomas e tratamento desse problema de saúde. Acompanhe o artigo e entenda.
Leia mais: 7 alimentos ricos em vitamina B12 para reduzir a fadiga e prevenir a anemia
Enxaqueca ocular – Que tipo de enxaqueca é este?
A enxaqueca ocular é uma condição rara. Ela se caracteriza pela perda temporária da visão e é causada pela diminuição do fluxo sanguíneo ou por espasmos dos vasos sanguíneos atrás dos olhos ou na retina. É muito comum que ela ocorra durante ou logo depois de uma crise de enxaqueca comum.
Principais causas e sintomas de enxaqueca ocular
Uma das causas desse tipo de enxaqueca é a genética. Em geral, pessoas que sofrem do distúrbio possuem histórico de enxaqueca na família. Ela é causada pela ativação de uma série de mecanismos no cérebro que liberam substâncias inflamatórias. Com isso, elas se acumulam ao redor dos nervos e dos vasos sanguíneos na cabeça.
Quem tem tendência a ter enxaqueca ocular precisa se atentar aos seus gatilhos. Os mais comuns são o consumo de bebidas com cafeína, queijos amarelos ou envelhecidos, vinho, carnes defumadas, chocolate e feijão.
Outras causas dessa condição incluem fumaça de cigarro, luzes ofuscantes, perfumes, insônia e estresse. Contudo, esses gatilhos podem variar de pessoa para pessoa. Por esse motivo, é fundamental que você preste atenção à sua relação com esses fatores para poder controlar e prevenir novos episódios dessa enxaqueca.
Sintomas
Em geral, este tipo de enxaqueca é indolor. Todavia, um dos sintomas mais frequentes é um pequeno ponto cego parecido com um flash que afeta sua visão central em um olho. Em alguns casos, ele pode aumentar e pode até impossibilitar a pessoa de dirigir, caminhar ou ler.
Tratamento
Apenas um médico especializado será capaz de fechar um diagnóstico preciso de enxaqueca ocular. A depender dos sintomas, é importante que você se consulte com diferentes especialistas, como neurologista e clínico geral, por exemplo.
O tratamento é feito com medicamentos que aliviam os sintomas da enxaqueca ocular e, de acordo com o protocolo escolhido por cada médico, podem ser prescritos remédios para prevenir futuros episódios.
Comentários estão fechados.