Google aponta que jovens usam Instagram e TikTok para pesquisar informações

Estudo aponta as relações entre o consumo de conteúdos nas redes sociais e o acesso a informações importantes sobre política e sociedade.

Que o consumo de conteúdos do Instagram e TikTok entre os jovens é muito grande e frequente todos nós sabemos, mas esta pesquisa do Google revelou bem mais. Segundo o novo estudo, está cada vez mais comum o uso dessas redes para a busca de informações sobre assuntos importantes como política e saúde. Esses dados foram divulgados pelo vice-presidente do Google, Prabhakar Raghavan, e indicam que os jovens usam mais as redes sociais na hora de buscar qualquer informação do que o próprio Google.

Leia mais: Estudo promete uma nova abordagem sobre o estresse na adolescência.

Jovens continuam aprendendo

Os métodos de conhecimento já não são como os tradicionais que as gerações passadas experimentaram. Porém, isso não quer dizer que os jovens não continuem a aprender, e esse novo estudo da Google revela isso. Afinal, boa parte do tempo que os mais jovens passam em redes sociais como TikTok e Instagram são para pesquisas e buscas por temas importantes.

Além disso, essas redes também já funcionam como uma espécie de referência para a resolução de problemas básicos. Por exemplo, 40% dos jovens usuários já usam o TikTok ou Instagram para buscar restaurantes para fazer suas refeições ao invés de pesquisar no Google ou Google Maps.

Nova forma de absorção de conhecimento

Essas informações permitem entender que a nova geração tem uma forma muito diferente de prestar atenção e absorver conhecimento. Boa parte desse novo modo de aprendizagem se revela, sobretudo, pela visualidade e também síntese de informações. Por isso, um vídeo no TikTok que consegue resumir uma notícia em apenas 30 segundos se torna bem mais atraente do que a matéria de um jornal.

Podemos entender que bastante desse comportamento vem do fato de que os adolescentes e jovens se interessam por praticidade e acessibilidade. Dessa forma, pesquisas mais elaboradas se tornam dispensáveis. Por outro lado, esse método pode ter consequências preocupantes, já que essas redes propiciam maior disseminação de fake news e desinformação em geral. Isso sem falar que revela uma alta propensão à distração e dificuldade em manter o foco na hora de ler conteúdos mais específicos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.