Entenda o motivo para ratos machos não gostarem de banana
Segundo pesquisa, compostos químicos presentes na fruta podem gerar resposta estressante para o animal.
Uma nova descoberta no mundo científico deixou os profissionais chocados. Segundo uma pesquisa elaborada na Universidade McGill em Montreal, a aversão incomum às bananas pelos ratos se deve pela liberação de um composto presente na fruta, que é igual ao liberado na urina de fêmeas grávidas.
Por isso, se você ficou curioso e quer saber mais sobre o motivo de ratos machos não gostarem de banana, é só continuar lendo este artigo.
Leia mais: O Que Pensa A Ciência Sobre Os Efeitos Do Café
Descoberta científica identificou repulsa de ratos machos por banana
Os cientistas da universidade canadense relataram em um novo estudo que um componente chamado acetato de n-pentila, presente na urina das fêmeas e que inibe as alterações hormonais masculinas, é também o composto que dá às bananas seu cheiro característico. Os pesquisadores afirmam que a descoberta desse fato foi ainda mais chocante, pois não estavam buscando sobre isso especificamente, somente aconteceu.
Os cientistas estavam analisando as fêmeas grávidas no laboratório para outro experimento, quando eles perceberam uma ação estranha por parte dos ratos machos. Isso ocorre porque as fêmeas, no intuito de proteger os filhos dos camundongos machos que tendem a se envolverem em agressões para melhorar a aptidão genética, precisam liberar quimiossinalizações para mantê-los longe. Com essa reação, os pesquisadores decidiram testar outra fonte com a mesma substância liberada, para analisar se os ratos machos teriam a mesma reação.
Bananas X Ratos machos
Ao observar que o acetato de n-pentila presente na urina de fêmeas grávidas mantinha os ratos machos distantes, os pesquisadores introduziram o óleo de banana no experimento para ver se eles agiriam da mesma maneira, visto que o composto também pode ser encontrado na fruta.
O efeito não poderia ter sido melhor. Os cientistas viram que a presença da banana no local em que os ratos machos estavam produzia o mesmo efeito da urina das fêmeas. Além disso, eles foram capazes de analisar um aumento no nível de estresse desses animais.
Comentários estão fechados.