Empresa decide construir um cofre em ilha gelada para proteger as músicas de desastres
Empresa norueguesa tem ideia para conseguir preservar todas as músicas do mundo, caso ocorra um desastre natural.
Imagine um mundo sem música. Um mundo em que toda a história e cultura musical da humanidade tenha sido perdida para sempre. Para evitar que isso aconteça, uma empresa norueguesa decidiu criar um cofre em uma ilha congelada para preservar todas as músicas do mundo em caso de desastres ambientais ou eventos imprevistos.
Cofre em ilha congelada para guardar todas as músicas do mundo
A ideia surgiu quando Luke Jenkinson, fundador da empresa, ficou sabendo de outros cofres na mesma região, que guardavam amostras de sementes e documentos históricos e culturais.
Ele então pensou em como armazenar toda a música que nos moldou por séculos, protegendo-a de perdas irreparáveis.
O cofre, chamado de Global Music Vault, será construído em Svalbard, uma ilha localizada entre a Noruega e o Polo Norte. A ilha já é lar do Global Seed Vault e do Arctic World Archive, que armazenam milhões de sementes e documentos importantes, respectivamente.
O Global Music Vault seguirá o mesmo padrão de segurança e armazenamento, com portas de aço, para proteger as músicas de qualquer ameaça.
Para garantir que as músicas sejam armazenadas com segurança, a empresa está trabalhando em parceria com a Microsoft, que desenvolveu a tecnologia emergente do Project Silica.
Essa tecnologia permite o armazenamento de informações em quadrados de vidro de quartzo, do tamanho de caixas de CD, com informações cortadas a laser que podem durar dezenas a centenas de milhares de anos.
Além de proteger a história da música, o Global Music Vault também tem o objetivo de educar a indústria musical sobre a importância da preservação e da segurança das gravações originais.
O incêndio que ocorreu nos Universal Studios, em 2008, e que destruiu 175.000 fitas master, foi um dos motivos que acelerou a realização do projeto.
A criação do Global Music Vault é uma iniciativa importante para garantir a preservação da história e cultura musical da humanidade.
Com o avanço da tecnologia e a possibilidade de armazenamento seguro, é possível proteger essas gravações originais de eventos imprevisíveis e garantir que as futuras gerações tenham acesso à nossa herança cultural acumulada.
É um lembrete para a indústria musical sobre a importância de proteger essas gravações originais e preservar a história da música.
Comentários estão fechados.