Entenda o que desencadeia o ciúme e como enfrentá-lo, de acordo com psicólogos
Você é uma pessoa muito ciumenta? Esse sentimento te atrapalha no dia a dia? Especialistas ensinam o que fazer nessas situações.
Nós seres humanos carregamos vários tipos de sentimentos, entre vários, podemos destacar o ciúmes. Você, em especial, se considera uma pessoa ciumenta? Está tudo bem se a sua resposta for sim. Mas a questão é a necessidade de controle sobre esse sentimento.
Especialistas abordam o porquê dos ciúmes e como superá-lo. Está interessado em saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura.
Entenda o porquê do ciúme e saiba como controlá-lo
Antes de tudo, devemos enfatizar que há uma grande diferença entre inveja e ciúmes. O foco, agora, é no último sentimento citado. Ele nada mais é do que quando você sente que o seu relacionamento está sendo ameaçado por terceiros.
Normalmente, esse cenário se mostra presente quando envolve relações românticas. No entanto, nada impede que ele também ocorra em contextos de amizades ou familiares.
Quais são os principais motivos para o ciúmes em excesso?
Especialistas dizem que as causas podem ser várias, no entanto, há aquelas mais comuns. Podemos citar, por exemplo, a baixa autoestima e a insegurança. Esses dois motivos são os mais fortes. Cientificamente falando, os psicólogos chamam isso de apego ansioso.
Outro ponto em destaque é que há possibilidades mais significativas de você sentir ciúmes dos seus rivais, principalmente aqueles que admiram os mesmos tributos que os seus.
Sentir ciúmes é ruim?
Olhando por outra perspectiva, ter esse tipo de emoção não é ruim, pois revela que você se preocupa com o seu parceiro, amigo ou enteado.
Inclusive, quando esse sentimento é compartilhado, é muito provável que o cenário mude e a relação melhore de forma significativa.
Como superar esse excesso de emoção?
Se por acaso a sua situação envolva ciúme em excesso, especialistas ofertam algumas orientações. A primeira delas é buscar uma ajuda terapêutica. Esses profissionais têm a capacidade de fazer você entender esse sentimento para, então, controlá-lo.
Além disso, busque explorar alternativas que aumentem sua autoestima e sua segurança. Invista em coisas que te fazem bem e aprenda a se amar mais. Com o tempo, você vai perceber que o ciúme vai desaparecendo de maneira natural.
Comentários estão fechados.