Entenda por que calibrar os pneus do seu carro é tão importante

Pneus calibrados gastam menos combustível e diminuem as chances de acidentes no trânsito. Essa é uma prática fundamental para garantir a segurança do veículo e a sua também.

Você sabia que andar pela cidade com os pneus descalibrados te faz gastar mais combustível? Além do gasto a mais com gasolina, essa ação ainda danifica os pneus. Com o passar do tempo, o prejuízo pode custar bem mais caro! Por que não adotar a prática, então? Os pneus calibrados gastam menos e reduzem as chances de acidentes de trânsito. Entenda agora qual é a calibragem correta para o seu tipo de automóvel.

Leia mais: Motoristas serão multados por excesso de barulho provocado pelos carros

Calibragem: como descobrir a correta para o meu o carro?

Antes de começar, é importante lembrar que cada modelo, tamanho, espessura e material tem as suas próprias especificações. Não é apenas o número do aro do pneu que os diferencia dos outros.

Cada fabricante tem uma gama de produtos com especialidades diferentes. É necessário que você siga sempre as instruções. Agora se você tem um tamanho padrão de carro, dá para saber e para entender o que fazer e como.

Para saber a calibragem exata do seu carro, é preciso verificar no manual do proprietário que vem acompanhando o carro. Veículos mais recentes exibem essa informação na parte lateral interna da porta do motorista e também do passageiro. As suas especificações mudam conforme o fabricante do produto.

Para que você não tenha problemas com a calibragem dos seus pneus, o mais importante a se fazer é ir ao posto regularmente para manter o volume ideal estipulado no manual. É importante não esquecer de calibrar o estepe do carro. Este precisa ser calibrado com 5 psi a mais do que os quatro pneus que estão em uso.

O início do dia torna-se o momento ideal para calibrá-los, pois eles ainda não rodaram muito nesse horário. Um ponto que deve ser considerado é que o ar quente prejudica a calibragem dos pneus.

Não deixe de calibrar os pneus com frequência

Os especialistas do assunto afirmam que é necessário ajustar a calibragem semanalmente, ou seja, você terá que encher os quatro pneus do veículo em um dia da sua preferência, mas precisa ser toda semana. E sem esquecer do estepe! Deixe que isso faça parte da sua rotina. Não manter esse hábito faz com que você esteja propenso a correr mais riscos, especialmente se comparado a quem vai ao posto regularmente.

Quando um pneu está descalibrado, ele afeta a segurança do veículo. Dessa forma, as chances de perder o controle do carro, derrapar quando o asfalto está molhado ou com detritos são maiores. Sem falar que isso diminui a qualidade e o tempo de duração do produto.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.