Entenda por que muitas crianças e adolescentes fazem xixi na cama
Médicos alertam que até certa idade a incontinência urinária pode ser comum e natural.
A grande maioria das crianças passam por problemas de incontinência urinária, que nada mais é do que fazer xixi na cama. Entretanto, muitos pais se veem preocupados com essa situação e se perguntam até onde essa é uma questão normal na vida das crianças. Por isso, hoje trouxemos algumas informações sobre as causas da incontinência urinária, confira.
Leia Mais: Como falar sobre segurança corporal e consentimento para crianças?
Fazer xixi na cama é natural?
A resposta para essa pergunta é: depende. Isso porque crianças de até cinco anos de fato não desenvolveram totalmente o controle de suas próprias bexigas. Desse modo, elas irão lidar com as fraldas por um tempo, mas se trata de um processo totalmente normal, de modo que cabe aos pais auxiliar na transição para o vaso sanitário.
Por outro lado, os especialistas também alertam para a continuidade dessa incontinência em crianças acima de cinco anos, chegando a permanecer na vida do indivíduo até a adolescência. Nessas ocasiões, os pais costumam acreditar que a criança ou o adolescente está com preguiça de levantar da cama para ir ao banheiro.
Entretanto, a resposta pode ser um pouco mais complexa do que isso, e o diagnóstico implica uma investigação do caso em cada uma das crianças. Isso quer dizer que, em caso de permanência da incontinência, os pais ou os responsáveis da criança devem buscar um pediatra. A seguir, você confere alguns dos principais motivos da permanência da condição.
Possíveis causas da incontinência urinária
Diversos motivos comportamentais, emocionais, biológicos e até mesmo genéticos podem influenciar a permanência tardia da incontinência urinária. Sendo assim, o ideal seria que os pais acolhessem essas crianças. Por isso, antes de fazer um pré-julgamento, observe as possíveis razões para esse quadro:
- Infecção urinária ou infecção vaginal;
- Consequências de cirurgias;
- Constipação;
- Efeito colateral de medicamentos;
- Lesões na coluna;
- Aumento da próstata;
- Questões emocionais, como mudanças bruscas e repentinas na vida da criança ou do adolescente. Por exemplo, pode ser bastante comum em situações de luto;
- Histórico familiar por fator genético, pois a incontinência urinária é mais comum em crianças e adolescentes cujos pais passaram por esse problema;
- Questões hormonais;
- Diabetes;
- Transtorno de hiperatividade.
Comentários estão fechados.