Guardar panelas na geladeira é um dos erros mais comuns na cozinha; entenda porquê
Apesar de ser um hábito comum, essa forma de armazenagem pode prejudicar seu eletrodoméstico e a saúde da sua família.
Há muito tempo a cozinha deixou de ser um ambiente exclusivo para realizar refeições e tornou-se um espaço de convivência. Por causa disso, sua organização e limpeza devem colocadas como uma prioridade na rotina doméstica.
Veja também: Comer em excesso estes 5 alimentos pode estar comprometendo o seu sistema imunológico
Nesse processo, um dos hábitos mais presentes nas casas brasileiras é guardar as panelas na geladeira. E, mesmo que seja um costume que torna a organização da cozinha mais rápida, essa prática, que aparenta ser inofensiva, pode trazer malefícios tanto para o seu eletrodoméstico, quanto para a sua saúde.
Acompanhe a seguir o por quê você deve parar de guardar as panelas na geladeira hoje mesmo!
Desgaste das panelas
Você sabia que alguns alimentos podem corroer o revestimento das panelas? Geralmente, isso acontece com comidas mais ácidas, como o molho de tomate.
Nestes casos, o problema é dobrado: o primeiro é a própria deterioração do utensílio, que pode perder sua funcionalidade, como no caso de panelas antiaderentes.
Já o segundo afeta diretamente a nossa saúde, pois iremos consumir alimentos contaminados por resíduos químicos, como inox ou alumínio.
Mudanças de sabor, textura e odor dos alimentos
Você já tomou água que estava em um recipiente aberto na geladeira e sentiu um gosto diferente nela? Isso acontece porque, mesmo tampadas, as panelas não ficam completamente vedadas.
Logo, a corrente de ar e a umidade de outros alimentos podem alterar o sabor, a textura e o cheiro da comida armazenada na panela.
Além disso, o armazenamento de alimentos em panelas prolonga o contato com materiais como o alumínio e o ferro. Em excesso, estes metais podem ser prejudiciais à saúde.
Pode estragar a própria geladeira
A geladeira trabalha em uma temperatura constante em seu interior. Ao colocar uma panela quente, ela precisa “trabalhar mais” para restabelecer a temperatura normal. Dessa maneira, pode acabar comprometendo a capacidade de resfriamento do eletrodoméstico, além de gastar mais energia.
Como armazenar corretamente os alimentos na geladeira?
Agora que você sabe por quê não deve colocar panelas dentro da geladeira, deve estar se perguntando como armazenar corretamente as sobras de alimentos.
O ideal é optar por potes de vidro com fechamento hermético, que conservam ao máximo as características do alimento. Potes de plástico também são uma opção, desde que sejam livres de bisfenol (BPA), composto prejudicial à saúde.
Comentários estão fechados.