Quais alimentos podem influenciar na sua saúde óssea?

Alguns alimentos podem prevenir a perda óssea e complicações como a osteoporose. Saiba mais!

Com o passar dos anos, o processo de reconstrução dos nossos ossos reduz devido à perda de compostos importantes, ocasionando fraqueza. Esse fato pode ser influenciado pela nossa alimentação, pois os alimentos ricos em micronutrientes podem evitar a perda óssea. Por isso, separamos alguns alimentos que podem ajudar e aqueles que podem prejudicar a sua saúde óssea.

Leia mais: 10 alimentos ricos em vitamina D para proteger os ossos

Confira os alimentos que podem contribuir com doenças ósseas

Alguns dos alimentos e as substâncias que podem ser prejudiciais para quem tem ou quem pode ter doenças ósseas.

Alimentos ricos em sódio

Na atual rotina e com o avanço tecnológico, priorizamos refeições rápidas e práticas. Porém, esses alimentos além de nutricionalmente pobres, possuem alto teor de sódio. Esse fato influencia na  perda de minerais, pois o cálcio e o sódio são armazenados nos ossos e o excesso do segundo leva à excreção na urina do primeiro. Por isso, evitá-los contribui com a prevenção de doenças ósseas.

Carnes processadas e bifes gordurosos

De acordo com pesquisas clínicas desenvolvidas na Frontiers in Physiology , sugerem que há uma relação entre o consumo de carnes gordurosas e a inflamação crônica, o que contribui diretamente para a perda óssea.

Alimentos e bebidas com carboidratos refinados e açúcares adicionados

De acordo com Taylor Fazio, MS, RD, CN , nutricionista e consultor de bem-estar registrado no The Lanby o consumo excessivo de alimentos fontes de carboidratos simples como refrigerantes, açúcares e farinhas está associado com a osteoporose.

E o feijão?

Embora seja um bom alimento e presente na mesa da grande maioria da população, o feijão pode ‘prejudicar’ de certa forma a saúde óssea, pois o feijão possui o ácido fítico, que no processo de digestão se liga a certos minerais, como o cálcio, impedindo a sua absorção. Uma das possibilidades de reduzir essa causa é deixar o feijão de molho por no mínimo 12 horas.

Sabendo sobre a alimentação é um passo importante para realizar boas escolhas de alimentos pensando na qualidade de vida irá facilitar no processo de escolha dos alimentos quando tiver.

Este artigo não apresenta soluções para problemas médicos ou psicológicos. Consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.