Aprenda agora a diferença entre adubo e substrato
Saiba suas diferenciações e comece a cuidar corretamente de suas plantinhas.
A dificuldade de entender qual é a diferença entre adubo e substrato é bastante comum entre os iniciantes na jardinagem. Pode parecer uma questão bem confusa no início, mas não se preocupe, iremos sanar essa dúvida a seguir.
Sobre o adubo:
Começando pelo adubo, ou fertilizante, que é um composto muito utilizado na agricultura e jardinagem. A finalidade dele é enriquecer o solo de nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas, tornando a terra fértil.
Ele pode ter origem orgânica ou origem sintética, sendo sua forma orgânica oriunda da decomposição de plantas, frutas, folhas, vegetais, cascas de ovos, ossos de animais, fezes de boi ou esterco e outros elementos naturais. E sua forma sintética sendo produzida por indústrias químicas e de fertilizantes. Este tipo de adubo pode conter nitrogênio, potássio, fósforo e outros nutrientes.
Sobre o substrato:
Já o substrato é o termo técnico para nomear aquilo onde a planta está. Em suma, ele é basicamente um suporte para as plantas fixarem suas raízes, permitindo a absorção de água e de nutrientes. No entanto, ele também facilita as trocas gasosas e circulação de ar nas raízes. É importante que o substrato seja livre de fungos, bactérias e até mesmo insetos, pois podem causar doenças às plantas.
Podendo variar de acordo com o tipo de planta, este pode ser feito com uma mistura de materiais que tenham equilíbrio de porção de água. Já no caso das plantas epífitas, esse material é feito, por exemplo, de cascas vegetais, pois permitem a livre passagem de água.
O substrato pode também ser uma fonte de nutrientes, já que conta com materiais que liberam nutrientes às plantas, como esterco, húmus ou composto orgânico. Mas não se assemelha ao que o adubo faz.
Agora que você já entendeu a diferença entre adubo e substrato, pode botar em prática e identificar exatamente o que suas plantinhas necessitam.
Gostou deste conteúdo e gostaria de ver mais conteúdos como este? Basta clicar aqui!
Comentários estão fechados.