Enxaguante bucal: dentista alerta sobre cuidados necessários na hora de escolher qual usar

Mesmo sendo um produto recomendado para uso na rotina de higiene bucal, seu uso inspira cuidados.

Os enxaguantes bucais estão entre os produtos mais recomendados por dentistas, ficando no mesmo patamar de outros itens, como cremes e fios dentais.

Todo esse prestígio é devido ao alto poder de assepsia dos enxaguantes, que ajudam a matar bactérias que ficam escondidas em locais onde a escova dentária não chega.

(Imagem: Freepik/reprodução)

Contudo, segue sendo necessário manter cuidados no uso de enxaguantes bucais, sobretudo na hora de escolher o produto ideal para utilizar.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, existem pelo menos três tipos de enxaguante: com flúor, antissépticos e exclusivos para quem tem sensibilidade nos dentes.

Em entrevista concedida, um professor de Odontologia da Faculdade Anhanguera chamado Roberto Cesar Duarte Gondim explica que não saber qual tipo de enxaguante comprar pode acarretar problemas sérios.

“É necessário recomendação médica antes de qualquer compra. Usar itens de higiene bucal sem a indicação do dentista pode acabar causando efeitos indesejáveis e, consequentemente, prejudicando a saúde da boca. Por exemplo: alguns enxaguantes possuem álcool e antibiótico em sua composição e, quando utilizados em excesso, eles alteram a flora bucal e podem causar pigmentações dentárias, na mucosa e até perda do paladar. Crianças suscetíveis podem desenvolver problemas como a fluorose dentária devido a quantidade de aditivos”, disse ele.

Por fim, o professor ressalta a importância de usar enxaguantes bucais, mas sempre sob orientação médica e em paralelo a outros cuidados com a saúde oral.

“Enxaguantes bucais podem ajudar a complementar a higiene bucal, proporcionando uma sensação de frescor, combatendo o mau hálito e contribuindo para a prevenção de cáries e doenças periodontais. Alguns enxaguantes também contêm flúor, que pode fortalecer o esmalte dos dentes e ajudar na prevenção de cáries”, destaca.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.