Enxergando pelo focinho: é assim que os cachorros identificam seus donos
Conhecer é o melhor método para se aproximar, portanto, saiba agora como o melhor amigo do homem vive.
Sempre ouvimos histórias sobre a fantástica habilidade dos cachorros de identificar as pessoas, mas como exatamente isso funciona? Logo abaixo você encontrará uma explicação detalhada de essa incrível habilidade é possível aos nossos amados pets. Portanto, confira e aprenda um pouco mais sobre o melhor amigo do homem.
Entenda como o melhor amigo do homem enxerga
Descubra agora como os caninos identificam e interagem com o mundo.
Os animais são como a gente
Já ouvimos milhares de histórias fantásticas sobre a habilidade de identificação dos cachorros, mas como exatamente isso acontece?
Desde saber quando o dono está chegando, identificá-lo em uma multidão ou mesmo após anos separados, os cachorros apresentam a incrível habilidade para identificar seus “pais”.
Assim como os seres humanos, os cães são dependentes dos sentidos: tato, olfato, paladar, audição, visão e olfato para identificar e interagir com o mundo, o mesmo acontece com os animais.
Os cachorros são daltônicos
Entretanto, quando tratamos dos nossos amigos de 4 patas, seus sentidos possuem precisões diferentes e consequentemente importância diferente para eles.
A visão, por exemplo, é o principal sentido para identificação nos humanos, e por isso estamos acostumados a associá-lo com a identificação.
No entanto, esse sentido é extremamente limitado para os cachorros e outros animais domésticos, como os gatos. Isso ocorre porque esses animais não são capazes de distinguir todas as cores, já que possuem apenas 2 receptores de cores enquanto temos 3.
Ou seja, diferente do que se imagina no inventário popular, os cães não enxergam em preto e branco, e sim colorido, porém possuem uma visão mais comprometida.
Eles possuem um super poder
Sendo assim, por qual sentido os cachorros identificam as pessoas? A resposta é simples: através do olfato.
Os caninos possuem uma capacidade olfativa até 100 mil vezes melhor que a nossa. O motivo disso é porque os cães possuem 300 milhões de receptores olfativos enquanto nós apenas 6, além de que a região de processamento no cérebro é 40x mais desenvolvida.
Esse super sentido é o motivo para o uso já estabelecido dos cães para identificação, como em trabalhos como caça, como cães policiais e até mesmo para identificação de doenças.
Como formar um laço afetivo com esses bichos?
Sendo assim, o olfato é o sentido mais importante quando buscamos formar e fortalecer laços com o melhor amigo do homem. Ou seja, uma proximidade constante, gera, consequentemente, mais apego e fortalece a relação com o animal.
Um grande exemplo disso é que em casa com mais de uma pessoa, aquele escolhido como o favorito pelo pet é geralmente o cuidador de maior contato.
Porém, vale ressaltar que embora o olfato seja o principal sentido para identificação e criação de laços, não é o único. Sendo a audição e a criação de uma rotina, como horário de retorno do dono para casa e para passear, fatores essenciais para fortalecer o relacionamento.
Comentários estão fechados.