Erro comum pode estar DETONANDO seu carregador de celular
Poucas pessoas sabem que precisam prestar atenção a esse detalhe.
O ato de conectar um carregador ao celular, tablet ou outro dispositivo móvel é um dos mais repetidos por pessoas do mundo. Afinal, ninguém mais vive sem um desses gadgets sempre à mão.
Porém, a partir de determinado tempo de uso, os cabos, fontes de carga e até os próprios conectores dos celulares podem começar a apresentar problemas, dificultando o carregamento.
Tais problemas podem surgir por inúmeros motivos. É muito frequente, por exemplo, a oxidação dos pinos do cabo de carregamento ou dos conectores.
Essa oxidação pode ocorrer por algumas razões específicas, que, por sua vez, têm ligação com hábitos errados dos usuários. Entenda a seguir!
Existe um jeito certo de conectar o carregador
Carregadores sofrem com a oxidação – Imagem: reprodução
Carregadores de celulares e de tablets devem ser encaixados no conector dos aparelhos de uma forma específica para evitar a oxidação dos pinos, tanto do cabo do carregador quanto do conector.
Para entender isso, é necessário lembrar que conectar o celular no carregador pode gerar faíscas. Essas faíscas contêm oxigênio, o componente que gera o processo de oxidação.
Para evitar que os conectores e cabos do carregador não oxidem, é vital evitar tais faíscas. Felizmente, isso pode ser feito seguindo essa sequência na hora de carregar o dispositivo móvel:
-
Conecte a fonte do carregador na tomada;
-
Depois, conecte o cabo do carregador no celular;
-
Por fim, conecte a outra ponta do carregador na fonte de energia que já está na tomada.
Esse passo a passo leva em consideração a configuração dos carregadores de parede modernos, compostos de cabos e fontes separadas.
Caso você note a presença de faíscas mesmo seguindo esse padrão, provavelmente o problema está no cabo, que já não consegue controlar a corrente de energia presente nele. Nesse caso, trocar o item resolve a questão.
De qualquer forma, vale a pena fazer de tudo para impedir que os pinos de carregamento oxidem. Quando oxidados eles ficam inativos e já não fornecem o carregamento correto aos dispositivos, além de aumentarem o risco de acidentes com energia elétrica.
Comentários estão fechados.