Erro é descoberto no mapa do Brasil e surpreende
Problema está entre Paraná e Santa Catarina e foi constatado por um morador local.
Um erro no mapa do Brasil foi descoberto recentemente, quem notou essa falha não foi um geógrafo nem especialista no assunto, mas um morador.
O caso ganhou repercussão e aconteceu na região Sul do Brasil, entre o Paraná e Santa Catarina.
O erro no mapa do Brasil se constatou entre as cidades de Garuva (SC) e Guaratuba (PR). Um morador local, apenas identificado como Sandro, descobriu o problema ao perceber a metragem errada de uma de suas propriedades.
Erro no mapa do Brasil: entenda a falha
Em 1919, o Exército separou marcos originais entre os dois estados após a Guerra do Contestado, um acontecimento muito famoso para os paranaenses.
No entanto, Sandro teria percebido que uma linha separando os dois estados da região Sul estaria diferente do mapa original de 1919, isso o instigou a investigar pessoalmente o caso.
Em entrevista ao programa RPC TV, Claudio Caldeira, advogado da família de Sandro, explicou a situação.
O morador foi pessoalmente ao local onde os militares estiveram em 1919. Após desbravar a mata, pegou o georreferenciamento do lugar e apresentou para a Polícia Ambiental, que concordou com a reclamação do morador.
Com isso, o Instituto Água e Terra (IAT), do Paraná, fez um estudo próprio e confirmou o erro. Em seguida, a Secretaria de Planejamento (Seplan) do estado de Santa Catarina fez um estudo à parte e observou a mesma diferença e a necessidade de fazer uma nova delimitação entre os estados.
Mudanças vão para o IBGE
Embora no mapa físico essa mudança possa ser quase imperceptível, na prática a diferença é grande e, de certa forma, bastante relevante.
De acordo com a pesquisa, o estado de Santa Catarina vai ter mais 490 hectares de área total. Na prática, seria o equivalente a 500 campos de futebol com o tamanho oficial, que deixam de pertencer ao estado do Paraná.
Agora, segundo os governos dos dois estados, tal mudança deverá ser encaminhada para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os novos mapas já serão feitos com o ajuste necessário, após a observação inicial feita pelo morador.
Comentários estão fechados.