Erros comuns que podem matar suas plantas: saiba quais são
Os cuidados diários são essenciais para manter a saúde das suas plantinhas.
Quem é iniciante no cultivo de plantas certamente já cometeu alguns erros que atrapalharam no desenvolvimento pleno das verdinhas. Por esse motivo, é bom ficar atento a erros comuns no cuidado de plantas que podem acabar ocasionando a morte delas.
Leia mais: Veja 4 conselhos para passar roupa melhor
Erros comuns ao cuidar de plantas
Um ambiente com plantinhas é sempre mais agradável. Quando são bem cuidadas, elas têm também um poderoso efeito terapêutico e, dessa forma, melhoram a nossa saúde, além de contribuir para uma melhor qualidade do ar dentro de casa. Todavia, para mantê-las bonitas é necessário tomar alguns cuidados para evitar erros. Confira os principais logo abaixo.
1. Água demais
Se você pensa que todas as plantas necessitam de muita água, saiba que está totalmente enganado. Mas tudo bem, esse geralmente é um erro que muitos principiantes cometem. Porém, saiba que a quantidade de rega varia entre os tipos de plantas e vale lembrar que o mais correto é sempre umedecer o solo, sem encharcar.
2. Falta de nutrientes
Frequentemente esquecido, os fertilizantes são bem importantes para a saúde das plantas. Sendo assim, adube durante a temporada de crescimento delas, o que normalmente ocorre da primavera até o verão.
Em mercados existem inúmeros tipos de fertilizantes que fornecem os nutrientes necessários para alimentar as plantas. Por outro lado, você também pode optar por fertilizantes caseiros, como cascas de ovos e de vegetais, por exemplo.
3. Não pensar no habitat da planta
Quando pensar em ter uma planta, antes de mais nada, leve em consideração as condições da sua casa: capta muita luz solar? É um ambiente mais quente ou mais ameno? Em seguida, tendo em vista essas informações, encontre uma planta que irá se adaptar bem às características do seu lar. Caso contrário, ela terá dificuldade para sobreviver.
4. Tratar a plantinha como se fosse um objeto
As plantas são organismos vivos, elas respiram e também sentem a gravidade e a utilizam para nortear seu crescimento. Dessa forma, para cuidar bem de suas plantinhas é preciso aprender um pouco sobre a vida vegetal, no intuito de entender sua ligação com a temperatura, terra, umidade e demais fatores.
Comentários estão fechados.