5 Erros gramaticais que podem prejudicar sua reputação: fuja deles!

Não deixe que erros de português afetem sua credibilidade.

Corrija os erros, a gramática, a coesão e a coerência e faça as alterações necessárias para que fique um texto bom e fluído: “A construção da nossa imagem é baseada nas nossas ações. Ser eloquente e correto ao falar português são características que fazem parte desse processo.

A credibilidade é difícil de conquistar e leva tempo para ser estabelecida. Entretanto, a imagem que criamos pode ser facilmente arruinada.

Ou seja, a forma como nos comunicamos, seja na fala ou na escrita, pode afetar a nossa imagem de forma positiva ou negativamente.

Mas, não se preocupe! Sempre há tempo para aprender! Confira abaixo alguns dos erros mais comuns da língua portuguesa e aprimore a sua comunicação para fortalecer ainda mais a sua imagem.

Lembre-se: cada palavra conta!

Quilo ou Kilo, qual a forma correta?

Você já se perguntou qual a forma correta de escrever: 1 kilo ou 1 quilo? Muitas pessoas acabam errando nessa hora, mas a verdade é que se deve escrever quilos.

Isso porque o “kilo” não é uma unidade de peso, e sim uma abreviação do quilograma, que é representado por “Kg”.

Portanto, da próxima vez que for comprar cenouras no mercado, lembre-se: não é um kilo de cenouras que você está adquirindo e sim um quilo.

Ir de encontro ou ir ao encontro, entenda o sentindo!

Você sabia que uma simples mudança de preposição pode alterar completamente o sentido de uma frase?

 

Em vez de usar “ir de encontro”, opte por “ir ao encontro de” para indicar semelhança e concordância.

Por exemplo, ao expressar apoio a uma ideia, podemos dizer: “Esperamos que essa ideia vá ao encontro dos seus planos”.

Lembre-se sempre da importância de escolher as palavras corretas para transmitir com clareza a mensagem desejada. Aplique essa dica valiosa em suas próximas redações persuasivas.

Usar: despensa ou dispensa?

Aprenda agora e não erre mais! Conheça a diferença entre “dispensa” e “despensa”. “Dispensa” refere-se ao fim de uma obrigação ou tarefa, quando alguém é liberado de algo.

Já “despensa” tem um significado diferente, pois se refere ao espaço em sua casa destinado ao armazenamento de produtos e utensílios de limpeza.

Mantenha o significado dessas palavras bem claro em seu vocabulário para evitar confusões futuras.

Devemos usar: tivesse ou estivesse?

Você sabia que o uso adequado do verbo no modo subjuntivo pode fazer toda a diferença na clareza da mensagem?

Dito isso, é comum confundir as conjugações dos verbos “ter” e “estar”. Por isso, é importante lembrar que “tivesse” deve ser usado quando nos referimos ao verbo “ter”, enquanto “estivesse” é utilizado para o verbo “estar”.

Por exemplo: Se você tivesse tempo, poderia nos ajudar. Ou ainda, se estivesse em casa agora, poderia estudar conosco.

Forma correta dos acentos: “às” ou “ás”?

Você sabia que o uso adequado do acento agudo ou grave em “ás” e “às” pode fazer toda a diferença na sua escrita?

O “ás” com acento agudo deve ser utilizado apenas no contexto de jogos, como no famoso “ás de espadas”, ou para se referir a alguém muito habilidoso em determinada atividade.

Por outro lado, o acento grave em “às” é o correto para indicar horas, espaço ou tempo. Fique atento! Utilizar os acentos corretamente demonstra domínio da língua portuguesa e pode fazer você se destacar na escrita.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.