Água quente ou fria: o que é ideal para lavar as madeixas?
Você se considera uma pessoa que cuida dos cabelos? Então saiba que existem erros que devem ser evitados.
Dentre vários tipos de vaidade, o cuidado com os cabelos faz parte da lista. Há milhares de dicas para deixar seu cabelo mais hidratado e forte. Recentemente, Nicole Petty, vice-diretora da Milk + Blush, aconselhou aos internautas que lavassem os cabelos a 38 °C ou em temperaturas bem frias. Porém, outros estudos dizem que isso não é o ideal. Para desmistificar algumas ações, veja agora os erros para não cometer em seus cabelos.
Cabelos bem cuidados fazem toda a diferença
Segundo Nicole Petty, quando você lava os seus cabelos em temperaturas altas, há uma grande possibilidade dos produtos serem melhores absorvidos.
No entanto, isso também pode retirar os óleos naturais do cabelo, provocando, então, ressecamento e uma produção extra de óleo por conta da desidratação.
Já a água fria, ajuda na selagem das cutículas do cabelo, possibilitando mais brilho aos fios e menos chances de desenvolver caspas. No entanto, o mais aconselhável é enxaguar os fios com água morna para manter os óleos naturais e reter a umidade.
E em relação à frequência de lavagem?
Petty acrescentou dizendo que o ideal é lavar de duas a três vezes na semana. Para ela, não podemos generalizar e pegar isso como regra, afinal, devemos considerar o tipo de cabelo e o estilo de vida da pessoa. No entanto, o excesso de lavagem pode ser prejudicial aos fios.
Dentre as maiores consequências em relação à lavagem excessiva, podemos destacar a retirada dos óleos naturais, quebra dos fios, diminuição do brilho e aumento da secreção do óleo para a recuperação da umidade.
Afinal, o que fazer?
Petty aconselha adquirir um xampu seco que possibilite ao seu cabelo o hábito de ser lavado em espaços de tempo maiores. Além disso, é importante evitar o uso de produtos com excesso de sulfatos, parabenos e álcool.
De forma geral, o ideal é as pessoas testarem as melhores opções de xampus para o seu tipo de cabelo e observar qual deles será melhor para o seu estilo de vida. Dessa forma, você evita os principais erros para não cometer em seus cabelos.
Comentários estão fechados.