Escritos ancestrais comprovam que há 4,5 mil anos atrás as pessoas já se beijavam; entenda

Estudos que investigam a transmissão de doenças na antiguidade foram os responsáveis por revelar que o beijo existe há mais de quatro milênios.

Uma nova pesquisa, publicada na revista Science, revelou que a prática do beijo já existia há 4,5 mil anos no Oriente Médio, o que é cerca de um milênio antes do que se acreditava.

Antes, a hipótese mais aceita era a de que o beijo humano com envolvimento labial tinha origem em uma localização geográfica específica no sul da Ásia, datando de cerca de 3,5 mil anos atrás.

A pesquisa atual revela a história mais antiga do beijo e suas origens no Oriente Médio, questionando a narrativa anterior sobre sua propagação e as possíveis implicações na propagação do vírus herpes simplex 1.

Essa descoberta surpreendente foi feita por pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, e da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Eles conduziram uma investigação baseada em fontes escritas das primeiras sociedades da Mesopotâmia, revelando que o beijo era uma prática já existente nessa região há milênios.

(Imagem: Reprodução/Creative Commons)

O beijo existe há mais de 4 mil anos

Troels Pank Arboll, especialista em história da medicina na Mesopotâmia e coautor do estudo, destacou que a civilização mesopotâmica, situada entre os rios Eufrates e Tigre, no território atual do Iraque e Síria, foi uma das primeiras culturas humanas a registrar essa prática.

Segundo Arboll, os registros antigos do lugar, inscritos em tabuletas de argila com escrita cuneiforme, evidenciam a presença do beijo como parte integrante das relações humanas naquela época.

Ele destaca que muitas dessas antigas tabuletas de argila sobreviveram até hoje, e nelas podemos encontrar evidências claras de que o beijo teve papel tanto na intimidação romântica como nas relações de amizade e familiares nas sociedades antigas da Mesopotâmia.

Conforme destacado por Arboll, o beijo não deve ser visto como um traje exclusivo que teve origem em uma única região e se espalhado a partir dela. Em vez disso, parece ter sido uma prática presente em várias culturas antigas, não apenas na mesopotâmia, ao longo de muitos milênios.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.