Espada de 500 anos é encontrada em praça pública na Suécia
No local do achado havia túmulos e já existiu uma igreja na Idade Média.
Arqueólogos do centro cultural Kulturmiljö Halland, na Suécia, anunciaram a descoberta de uma espada medieval de 500 anos de idade. A descoberta foi feita em 12 de dezembro na praça Lilla Torg, na cidade de Halmstad.
No local do achado havia o túmulo de um homem com cerca de 1,90m de altura e a espada estava ao lado dos restos mortais do indivíduo. Lá também já existiu uma igreja medieval chamada Sankta Annas.
(Imagem: Kulturmiljö Halland/reprodução)
Segundo os arqueólogos, a espada está muito bem preservada e tem uma lâmina de um metro de comprimento, aproximadamente.
Em comunicado, a equipe do Kulturmiljö Halland explicou melhor a descoberta. “O túmulo estava localizado sob o piso da nave sul da igreja quando o convento da ordem franciscana estava ativo em Halmstad de 1494 a 1531”, disse o documento.
Além do túmulo do possível dono da espada encontrada, foram encontrados mais dois túmulos, o de um homem e o de uma mulher, no mesmo antigo local sagrado.
(Imagem: Kulturmiljö Halland/reprodução)
A espada de um nobre
Os pesquisadores que acharam a espada sugerem que o objeto pertencia a uma pessoa rica e influente na região de Halmstad na Idade Média.
Essa sugestão se dá pelo fato de espadas medievais não serem facilmente encontradas em túmulos, ao lado de seus antigos portadores.
“Espadas em túmulos medievais é muito raro, e as pessoas enterradas com espadas pertenciam à elite da sociedade”, disse o centro Kulturmiljö Halland em sua nota à imprensa.
Além disso, o homem que estava ao lado da espada foi enterrado num antigo espaço religioso, o que é outro indicativo da sua proeminência.
Inclusive, já há algum tempo historiadores e arqueólogos suecos têm em mente que a igreja de Sankta Annas serviu como local de sepultamento para nobres da região por pelo menos 35 anos, durante o tempo em que o local foi dominado pela ordem franciscana.
Análises e mais análises
(Imagem: Kulturmiljö Halland/reprodução)
Agora que foi descoberta, a imponente espada encontrada em Halmstad está passando por diversas análises. A primeira delas, um exame de raio-x, revelou que o objeto tem adornos de luxo, como cruzes embutidas e feitas de pedras preciosas.
Depois que os arqueólogos finalizarem o seu estudo no objeto, ele será levado à cidade de Gotemburgo para ser conservado no Studio Västsvensk Konservering.
* Com informações da Revista Galileu e do centro cultural Kulturmiljö Halland
Comentários estão fechados.