Inimigo ou aliado? Especialistas debatem sobre prós e contras do ChatGPT nas escolas
Quais seriam os impactos da inteligência artificial que produz textos? Resultados de plágios e cópias inapropriadas poderiam prejudicar.
A inteligência artificial da OpenAI está sendo alvo de diversos pontos de vista entre os profissionais da educação. Até o momento, debates têm sido feitos sobre o uso do ChatGPT nas instituições educacionais da Europa e dos Estados Unidos. Em Nova York, por exemplo, algumas escolas efetuaram o bloqueio da ferramenta na tentativa de estimular a aprendizagem dos próprios alunos, que estavam recorrendo ao recurso para as coisas mais básicas.
ChatGPT influencia na educação
Ele funciona como uma IA capaz de captar respostas para o que quer que seja questionado ou solicitado.
Em um site de utilização ainda gratuita, os usuários questionam o que quer que desejam. Parece ótimo, certo? A complicação começa a partir do momento em que a inteligência passa dados incorretos ou desatualizados aos usuários, bem como não referencia os autores que levantaram as informações que está compartilhando.
As escolas tomaram a decisão de bloquear o uso da IA por causa da utilização inadequada poderia acabar sendo registrada. Alunos podem começar a se apropriar de textos da “internet” que foram reproduzidos pelo robô.
Este, portanto, tem sido um embate. Vale mesmo a pena bloquear o acesso na sala de aula?
Em entrevista ao G1, o professor de tecnologia da PUC-SP, Diogo Cortiz, discorreu quanto ao uso da inteligência artificial em sala de aula: “Não vai adiantar proibir. É o cenário para o futuro. Primeiro, precisamos conhecer o ChatGPT e entender que ele não é um oráculo: tem limitações e pontos positivos. A partir disso, vamos adaptar a forma de ensinar e avaliar”, afirmou sob o ponto de vista tecnológico.
Vantagens da IA
Nova forma de interação com o conteúdo escolar
Professores e alunos podem interagir de formas distintas com os conteúdos ensinados ao aplicar o ChatGPT. Ele também pode servir como um método independente de pesquisas. Os alunos podem ser auxiliados a coletar informações corretas ao serem estimulados a manusear corretamente a plataforma.
Desenvolvimento do senso crítico
O ChatGPT poderá ser uma ferramenta utilizada para que os alunos exerçam o senso crítico e passem a exercitar a capacidade de analisar o conteúdo abordado. Ao obter a resposta, o aluno poderá comparar a IA com outras informações recebidas, desenvolvendo então a crítica.
Este ponto vai depender diretamente da forma que a inteligência será utilizada.
Desvantagens da IA
Respostas imprecisas
De acordo com o CEO do Educacional e vice-presidente da Positivo Tecnologia, Martin Oyanguren, a IA pode oferecer respostas erradas e equivocadas, principalmente quando a pergunta não é bem formulada.
“Pode fornecer respostas incompletas ou incorretas, especialmente se as perguntas forem mal formuladas ou se as informações na base de conhecimento estiverem desatualizadas”, afirmou.
Não tem pensamento crítico, logo as opiniões não são estimuladas
As repostas que o robô oferece são rasas e não estimulam o estudante a pensar naquela proposta. Para estes dados, a OpenAI não conseguiu alcançar, de fato, o estímulo que uma mente humana consegue estabelecer para correlacionar as problemáticas.
Ausência de estímulo para a pesquisa
A criatividade do aluno não será exercitada quando não precisar pesquisar as fontes das informações. O ChatGPT poderá ser somente uma resposta inicial sobre um determinado assunto, ou seja, pode ser útil apenas como um ponto de partida.
Comentários estão fechados.