Mistério: espiral suspeita no céu é capturada em vídeo por observatório
Em uma gravação recente no Havaí, um observatório capturou em vídeo uma espiral misteriosa se movimentando pelo céu. Cientistas explicam o que pode ter sido.
Um observatório no Havaí capturou uma espiral misteriosa no céu em vídeo. A imagem rapidamente se espalhou pela internet, causando especulações e debates. Algumas pessoas acreditam que se trata de uma evidência de vida extraterrestre, mas outras acreditam que pode ser um fenômeno natural ou até mesmo uma ilusão de ótica.
O que pode ser?
Vídeo mostra grande espiral fascinante no céu do Havaí. Confira as hipóteses e o que, de fato, é a espiral curiosa.
Vórtex Aurora
O que parece ser uma coluna luminosa em forma de espiral foi visto no céu durante vários minutos antes de desaparecer. Alguns especialistas em astronomia acreditam que pode ser um fenômeno conhecido como “Vórtex Aurora”, causado por partículas de vento solar interagindo com a atmosfera da Terra. Por outro lado, a teoria da Aurora Vortex não explica completamente a natureza única e misteriosa da espiral capturada no vídeo.
O que foi capturado no vídeo?
Após analisar as filmagens, especialistas chegaram à conclusão de que a tal da espiral misteriosa é, na realidade, o resultado de um lançamento da empresa SpaceX, do Elon Musk, de um satélite do tipo GPS. A empresa fez um lançamento a pedido da força espacial dos Estados Unidos.
“A Subaru-Asahi Star Camera capturou uma misteriosa espiral voadora sobre Maunakea, no Havaí. A espiral parece estar relacionada ao lançamento de um novo satélite pela empresa SpaceX”, publicou o observatório no Twitter.
O que causa a espiral?
Em um relatório feito pela SpaceX, no qual explicava o acontecimento, o foguete Falcon 9 expele o combustível não utilizado durante a sua descida ao oceano. É por isso que, algumas vezes, quando o foguete desce em espiral pode causar este efeito. Um idêntico ao que foi capturado pelo observatório.
“Espirais semelhantes foram vistas após lançamentos anteriores do Falcon 9″, disse o relatório.
A empresa liderada por Elon Musk vem realizando testes e lançamentos de foguetes frequentemente pelos céus, logo imagens como essas durante a noite estão ficando cada vez mais comuns. Geralmente, quando vistas olho nu, podem causar confusão em quem está observando o céu em um dia estrelado.
Elas pode confundir o que veem com outras galáxias, estrelas e até com planetas.
Comentários estão fechados.