Está negativado? Conheça 3 opções de empréstimos disponíveis para você
Ter o ‘nome sujo’ por alguma circunstância não é o fim no que diz respeito à concessão de crédito.
O assunto “nome sujo” ou “nome negativado” não é novidade para a maioria das pessoas. E sim, muitos têm medo de acabar se tornando a próxima “vítima”.
Basicamente, ser negativado significa perder a confiança do mercado de crédito nacional, seja para a tomada de empréstimos, financiamentos e até para conseguir um cartão de crédito.
Apesar de o único motivo que leva alguém a ser negativado ser deixar de pagar alguma conta, isso pode acontecer por diversos motivos, como atrasar o pagamento de faturas de cartão de crédito, não pagar o crediário de uma loja e até mesmo atrasar o pagamento de contas de consumo, como as de água, luz e internet.
Nessas situações, o CPF da pessoa é informado aos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e o Serasa, que, por sua vez, alertam bancos, financeiras e operadoras de cartão de que aquele indivíduo não é um bom pagador.
Devido às muitas possibilidades e a outros fatores, atualmente existem milhões de brasileiros endividados e com o nome sujo, o que torna as coisas ainda mais difíceis.
Felizmente, contrariando as expectativas e a regra geral, existem pelo menos três tipos de empréstimos que podem ser acessados por negativados. Se você está nessa situação, ler este artigo até o final pode fazer total sentido!
Empréstimo com garantia
O chamado empréstimo com garantia só é concedido a quem tiver um bem para dar como caução na tomada de crédito. Entre esses bens podem ser ofertados imóveis, veículos, joias, aparelhos de valor, etc.
Essa modalidade pode ser acessada por quem está com o nome sujo, mas tem algum bem para penhorar. Nesse caso, a “boa fama” da pessoa é substituída pelo bem dado em garantia.
Contudo, vale ressaltar que o valor cedido por empréstimo costuma ser de entre 50% e 70% do valor do bem dado em garantia. Caso o tomador do empréstimo não pague as parcelas, a instituição credora pode levar o bem para quitação da dívida.
Empréstimo consignado
Famoso entre aposentados, pensionistas e servidores públicos, o empréstimo consignado é aquele descontado diretamente na folha de pagamento da pessoa. O tomador não precisa estar com o nome limpo, porque seus proventos, de origem perene, garantem o pagamento integral da dívida.
Esse tipo de empréstimo é concedido a aposentados, pensionistas do INSS, conforme já citado, bem como a servidores públicos das esferas municipal, estadual e federal.
Empregados de empresas conveniadas com bancos que concedem o consignado também podem conseguir empréstimos, mas geralmente os valores liberados são menores.
Empréstimo via FGTS
Por fim, temos o empréstimo via FGTS, que é basicamente uma antecipação do pagamento das parcelas do saque-aniversário de trabalhadores que aderiram a essa modalidade.
Esse tipo de empréstimo, que passou a existir há pouco tempo, não demanda que o tomador esteja com o nome limpo porque o dinheiro concedido já está disponível e, legalmente, lhe pertence. De qualquer forma, esse tipo de empréstimo é uma boa maneira de sacar o dinheiro do Fundo de Garantia sem precisar ser demitido.
Comentários estão fechados.