Carteira de identidade: Novo modelo começa a ser emitido essa semana
Com validade de 10 anos para pessoas com até 60 anos, o novo RG começará a ser emitido essa semana.
Na próxima semana, começará a ser emitida a nova carteira de identidade nacional. O documento adotará o número de registro do CPF como um número de registro geral, único e de âmbito nacional. Nesse sentido, 5 estados passarão a emitir o novo documento a partir da próxima semana. Confira neste artigo mais detalhes sobre os Estados que irão emitir a nova identidade
Leia mais: Confira o passo a passo de como Emitir 2ª via do RG pela Internet
Emissão do novo RG
Algumas mudanças podem ser vistas na nova identidade. Nesse sentido, a inclusão de um QR Code que pode ser lido por qualquer dispositivo adequado, como um smartphone, permitindo a autenticação eletrônica de sua autenticidade, além de determinar se foi roubado ou extraviado.
Devido à inclusão de um código padrão internacional conhecido como MRZ, também conhecido como documento de viagem, esta nova versão do documento de identificação servirá também como documento de viagem.
Até agora, porém, o Brasil só concordou com o uso de documentos de identidade em postos de imigração com países do Mercosul. A exigência de passaporte permanece em vigor para as outras nações. Além disso, o novo RG terá validade de 10 anos para quem tem até 60 anos, enquanto os maiores dessa idade terão validade por tempo indeterminado.
Mais 5 estados irão começar a emitir o novo modelo de RG
Nesse sentido, esse novo modelo poderá ser emitido nos seguintes locais: Paraná, Acre, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás e Rio Grande do Sul, sendo que esta última começará no dia 26.
Segundo o Ministério da Economia, “nesta fase inicial, novas identidades só serão emitidas para os municípios que possuem as informações no CPF de acordo com suas identificações atualizadas. Cidadãos que não possuem ou têm informações imprecisas no cadastro do CPF podem entrar em contato com os centros de apoio do Governo Federal para regularizar sua situação”. Para quem deseja saber mais informações sobre o CPF, é só consultar de forma gratuita pela internet através do site da Receita Federal.
Comentários estão fechados.