Estados Unidos barra empresas no desenvolvimento de empresas na China
Grande preocupação dos Estados Unidos está quanto ao avanço do mercado de semicondutores na China, o que gera vantagens competitivas.
Nos últimos anos, o mundo tem experimentado uma nova situação de bipolaridade bem semelhante à situação da Guerra Fria. Entretanto, agora a situação se divide entre Estados Unidos e China, que travam grandes embates no setor da economia e política. Em um novo desdobramento do conflito, Estados Unidos barra criação de empresas na China.
Leia Mais: Primeiro teletransporte holográfico internacional acontece entre Canadá e Estados Unidos
Empresas Americanas deverão ficar longe da China
Desde que chegou à presidência dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden tem feito diversos incentivos monetários às empresas de seu país. Grande parte desse estímulo vai para o setor da tecnologia, que é fundamental para a estratégia de dominação mundial que os EUA se interessam.
No entanto, muitas dessas empresas demonstraram muita vontade na criação de fábricas na China. Afinal, esse país de dimensões continentais, possui muitas oportunidades de lucrar. Para barrar esse avanço, o Governo dos Estados Unidos determinou que empresas que decidirem receber os incentivos ficarão impedidas de abrir fábricas na China.
Segundo o anúncio oficial da Casa Branca, a presença de fábricas americanas na China irá apenas beneficiar o avanço desse país. Ainda assim, essas empresas estarão autorizadas a negociar com a China e até mesmo a vender os seus produtos para os consumidores chineses.
A Guerra dos Semicondutores
Grande parte do conflito entre Estados Unidos e China envolve a presença de semicondutores. Esse é um tipo de tecnologia muito avançada que permite maior eficiência na criação de chips e amplia a possibilidade do uso de internet.
Por exemplo, o avanço da tecnologia 5G somente foi possível por conta do desenvolvimento e uso de semicondutores. Como é de se imaginar, tanto a China quanto os Estados Unidos possuem interesse nessa tecnologia para fins políticos. Por esse motivo, os americanos possuem grande interesse em manter o controle da fabricação de tecnologia.
No futuro, a expectativa é a de que os semicondutores consigam ajudar no desenvolvimento de carros mais tecnológicos e telefones celulares muito avançados. Sem falar na possibilidade de uso político e de guerra em torno desse produto.
Comentários estão fechados.