Estas são 8 dicas para não se preocupar com a dieta durante a ceia de Natal

Nutricionista indica melhor forma para desfrutar das ceias de Natal e Réveillon sem peso na consciência e aproveitar da melhor forma.

Antes de pensar em ficar com medo das ceias de Natal e Ano Novo, lembre que ninguém ganha peso drasticamente da noite para o dia. O peso acima do ideal para você é um resultado gradual do passar dos dias e consequência de uma dieta que está acima do que precisa ser feito. Por isso, o corpo acumula mais energia do que gasta.

Acumular mais energia do que gasta significa que as festas de fim de ano não vão te engordar e podem ser aproveitadas sem culpa. É primordial ter o bom senso e entender os limites de seu corpo frente às alternativas oferecidas para o momento.

Para melhor aproveitamento desses momentos especiais, o nutricionista Bruno Rua, dono de um consultório na capital do país, apontou que 1 kg é equivalente a 7 mil calorias que foram armazenadas. A dieta normal de uma pessoa pode variar entre 2 mil e 2,5 mil, por isso, o ganho de peso não acontece de um dia para o outro.

“Não é preciso manter dieta restritiva em festas de fim do ano, mas é necessário seguir um estilo de vida saudável durante o ano inteiro”, explica o nutricionista Bruno Rua.

8 dicas para não se desesperar durante as comemorações

  1. Se possível, inclua frutas em sua alimentação. Esse será o auxílio para a sensação de saciedade, o que pode evitar que coma em excesso.
  2. Distribua o que estiver sobrando da ceia. “Se estiver recebendo pessoas em casa, quando estiver para encerrar a noite, divida tudo que sobrou e distribua. O que atrapalha muito é a continuidade da comilança nos dias posteriores ao Natal e ao Ano Novo”, apontou o nutricionista.
  3. Evite ao máximo ficar provando as comidas. “Devido à grande variedade posta à mesa, acabamos exagerando quando estamos servindo nosso prato. Algumas vezes, mesmo já estando saciados e satisfeitos, acabamos comendo até o final para não desperdiçar”, comentou Rua.
  4. Dê preferência aos alimentos assados. O nutricionista aponta que a gordura é o que possui um valor calórico maior, sendo cerca de 9 kcal/grama. “Independente de ser uma gordura saudável ou não, terá o mesmo valor calórico. Considerando isso, sempre que possível, evite alimentos fritos ou adicionados de gorduras”, apontou Rua.
  5. Não deixe de almoçar. Nesses momentos de festa, há a possibilidade de exagerar e depois deixar de almoçar. Evite ficar sem o momento do almoço pensando no que pode comer depois.
  6. Dê preferência ao vinho em vez de outras bebidas alcóolicas. As cervejas estão entre as opções mais calóricas para se ingerir. Os espumantes e os vinhos possuem uma quantidade menor de calorias.
  7. Aproveite as pessoas ao redor. Além de fazer as escolhas sobre o que comer, aproveite o momento com pessoas queridas para aproveitar os dias festivos.
  8. Depois das festas, siga com sua rotina normalmente e volte pra a dieta. Em poucos dias seu corpo eliminará o excesso de líquidos acumulado e tudo voltará ao normal”, apontou o nutricionista Bruno Rua.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.