Quais são as 10 carreiras do futuro? Fórum Econômico Mundial traz as respostas
Além das profissões em destaque para o futuro, o estudo também aponta que outras profissões deverão sumir nos próximos anos.
Certamente a tecnologia possibilita a cada dia novas transformações na relação de trabalho de cada um. Dito isso, novas profissões começam a aparecer ao passo que outras se tornam ociosas. Desse modo, pesquisadores do Fórum Econômico Mundial se propuseram a estudar quais são as profissões do futuro e quais serão aquelas que deverão sumir em breve.
Destaque para a Inteligência Artificial
Saiu no dia 1º de maio a edição mais recente do relatório anual The Future of Jobs, que é feito por cientistas e pesquisadores do Fórum Econômico Mundial. No caso, o estudo se propõe a fazer previsões sobre quais serão as profissões com maior destaque num futuro próximo, mais precisamente em cinco anos.
Segundo esse relatório, as principais mudanças deverão acontecer com base na implementação da Inteligência Artificial nas empresas. Isso porque 75% das empresas que os pesquisadores do Fórum Econômico estudaram, deverão adotar ainda mais a tecnologia da Inteligência Artificial nos próximos anos. Isso pode levar a um aumento da rotatividade nas empresas.
Inclusive, os números podem preocupar, já que apresentam um déficit futuro. No caso, os pesquisadores do Fórum Econômico estudaram que dos 673 milhões de postos de trabalho analisados, ao menos 83 milhões deverão desaparecer num futuro próximo. Em contrapartida, 69 milhões de novos postos deverão aparecer e esse é um número bem menor.
Quais as profissões deverão aparecer ou desaparecer
Na intenção de oferecer uma perspectiva para os trabalhadores, o estudo buscou trazer quais são as profissões que deverão ter destaque nos próximos anos. Dessa forma, os trabalhadores terão tempo de se programar e estudar o que estará em destaque para um futuro próximo.
Veja agora quais as 10 profissões que deverão contratar muitos profissionais:
- Especialista em Inteligência Artificial e Machine Learning;
- Especialistas em Sustentabilidade;
- Analista de Business Intelligence;
- Analistas de Segurança de Informação;
- Engenheiros de fintech;
- Analistas e cientistas de dados;
- Engenheiros Robóticos;
- Especialistas em Big Data;
- Operadores de Equipamentos Agrícolas;
- Especialistas em transformação digital.
Em contrapartida, é possível pensar em outras profissões que certamente se tornarão raras ou desaparecerão. Muitas delas são conhecidas, como é o caso dos caixas de banco, escriturários de contabilidade, oficiais judiciários, funcionários dos correios e operadores de caixa e cobradores em geral.
Comentários estão fechados.