ESTAS são as 5 principais características de pessoas de difícil convivência

Entenda como identificar nos outros, ou em você mesmo, essas características peculiares.

Desde os primórdios da civilização humana os problemas de convivência têm sido um entrave para o nosso desenvolvimento, dividindo populações, gerando guerras e fomentando conflitos que duram gerações.

Contudo, esse é também um problema nas relações mais pessoais, entre cônjuges, pais e filhos, amigos e colegas de trabalho. Ou seja, superar as rugas na convivência é algo imperativo.

Pensando nisso, listamos neste artigo nada menos que as cinco principais características de pessoas difíceis de conviver. Com isso, você pode aprender a identificar esses traços e inibi-los, caso os detecte em si próprio, ou tentar contorná-los, se os observar em pessoas com quem tem relacionamento. Continue lendo!

(Imagem: divulgação)

Negatividade

A negatividade é, talvez, a característica que torna a convivência mais difícil. Afinal, ninguém tem energia suficiente para aguentar uma pessoa que sempre olha o lado ruim das coisas.

O ideal é não ser ou estar perto de pessoas assim. Por mais desafiador que seja um cenário, o ideal é sempre tentar achar o melhor caminho.

Rigidez em excesso

Conviver com pessoas inflexíveis ou “cabeça dura” é uma das piores coisas que existem, pois quando são contrariados esses indivíduos tendem a criar uma baita confusão.

Portanto, não seja nem tolere a presença dessas pessoas à sua volta. É bem verdade que todos precisamos ter ideais fixos e posicionamentos não mutáveis. Porém, nalguns casos é necessário mudar de rota ou desistir de algo.

Problemas de comunicação

Outro tipo de gente complicada para se conviver são as pessoas que se comunicam mal, tanto quando falam quanto quando escutam.

Saber se expressar e colocar suas ideias com clareza é fundamental, assim como saber ouvir, que é imprescindível. Seja essa pessoa e instigue os seus próximos a também serem!

Falta de empatia

Ah, a empatia! Quem dera todos os seres humanos cultivassem essa característica tão nobre.

A arte de colocar-se no lugar do outro é fundamental para uma boa convivência, pois nem sempre existe apenas um ponto de vista a ser considerado. Seja você o primeiro a praticar a empatia!

Tendência à manipulação

Da nossa lista, o comportamento manipulador é a única característica que talvez não tenha solução e que deve ser totalmente extirpada, sem tratamento ou delongas.

Os manipuladores não são apenas difíceis de conviver, eles são também tóxicos e a convivência com eles pode ser nociva à saúde mental dos seus interlocutores, uma vez que são narcisistas, egoístas e acham que todos à sua volta devem servi-los. Então, se você tem um desses por perto, tente cortar relações.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.