Estas são as 5 doenças que mais matam no mundo, segundo OMS
Estas cinco doenças são aquelas com maior responsabilidade sobre as mortes no mundo, não necessariamente as mais letais.
A Organização Mundial da Saúde elaborou um relatório que busca mapear quais as doenças que mais matam no mundo. No caso, os dados coletados são referente ao período entre os anos 2000 e 2019 e demonstram que as doenças do coração são aquelas que mais levam pessoas a óbito. A seguir, você confere as cinco primeiras posições da lista.
Top 5 doenças que mais matam pessoas
Vale ressaltar que as doenças a seguir não são, necessariamente, as mais letais. Isso porque o grau de letalidade considera outras questões, como o tempo entre diagnóstico e morte, bem como dificuldades de tratamento. Por outro lado, as cinco doenças a seguir foram as mais responsáveis pelos óbitos em todo mundo em uma análise quantitativa, confira:
Doença Isquêmica do Coração
Essa doença também recebe o nome de isquêmica do miocárdio e diz respeito à obstrução das artérias coronárias, que são as veias que levam o sangue ao coração. Essa obstrução se dá por conta do acúmulo de gordura na região. Segundo a estimativa da OMS, essa doença corresponde a 16% do total de mortes.
Acidente Vascular Cerebral (AVC)
A maioria das pessoas conhece essa doença pelo nome de “derrame” e ela é responsável por 11% do total de mortes em todo o mundo. No caso, essa doença ocorre quando existe uma alteração no fluxo de sangue ao cérebro, de modo que haja então a morte de células nervosas cerebrais.
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)
Já em terceiro lugar, temos a DPOC que seria então responsável por aproximadamente 6% do total das mortes no mundo. Essa doença se caracteriza pelo bloqueio do acesso ao ar nos pulmões devido a um grupo de outras doenças pulmonares, como bronquite crônica.
Infecções do trato respiratório inferior
Ainda dentro do quesito doenças respiratórias, temos as infecções do trato respiratório inferior que são responsáveis por mais de 2 milhões de morte por ano. Nesse caso, não é uma doença em específico, mas um tipo de infecção, como a pneumonia, por exemplo.
Condições neonatais
Por último, temos as doenças que provocam morte já na hora do nascimento, como asfixia em bebês e demais traumas do parto. Segundo os dados da OMS, mortes por essas causas costumam passar dos 2 milhões todos os anos.
Comentários estão fechados.