ESTE chá é chamado de 'rivotril natural' – e não é por acaso!

Já pensou em conseguir boas noites de sono sem precisar recorrer a medicamentos pesados? Confira esta opção natural eficaz!

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é apontado como o país com a maior taxa de ansiedade no mundo.

Diante desse cenário, os médicos frequentemente recorrem à prescrição de Rivotril, um dos ansiolíticos mais amplamente utilizados no país.

Por conta de problemas relacionados à dependência química, muitos indivíduos buscam alternativas naturais para acalmar a ansiedade. Optam, por exemplo, por chás de camomila, valeriana ou tília.

Entre essas opções, destaca-se a kava kava, uma planta com notáveis propriedades relaxantes e conhecida como “rivotril natural”.

Conheça o “rivotril natural”

Com o nome científico de Piper methysticum, a kava kava é conhecida como a “Rivotril natural”, conforme esclarecido pelo farmacêutico Lucas Cintra.

O profissional possui um doutorado em Química Biológica pelo Grupo de Pesquisa em Produtos Naturais da Universidade de Franca (GPNUF), localizado em São Paulo.

De acordo com Cintra, a planta contém um conjunto de substâncias denominadas kavalactonas, que conferem propriedades ansiolíticas.

Segundo ele, as kavalactonas presentes na kava kava possuem a capacidade de potencializar o efeito inibitório do neurotransmissor GABA (ácido gama-aminobutírico) no sistema nervoso central.

Destacou-se que essas substâncias têm uma ação semelhante aos benzodiazepínicos, categoria à qual pertence o clonazepam (Rivotril), frequentemente utilizado no tratamento da ansiedade.

O farmacêutico esclarece que a kava kava não se limita apenas ao tratamento da ansiedade. Ela é também considerada uma opção terapêutica para problemas como insônia, insuficiência, depressão e tensão nervosa.

Devido à sua natureza fitoterápica, tanto a planta quanto os produtos derivados geralmente oferecem uma abordagem mais suave em comparação aos medicamentos alopáticos, que produzem efeitos contrários aos da doença.

Ao contrário das abordagens ansiolíticas convencionais, Lucas Cintra enfatiza que o princípio ativo da planta não é utilizado de forma compulsiva, mas sim em conjunto com outras substâncias presentes na kava kava. Esse aspecto contribui para a redução dos efeitos ao consumir o chá.

No entanto, apesar de ser popularmente conhecido como “Rivotril natural”, é importante adotar cuidados ao consumir Kava Kava, especialmente por pacientes que enfrentam questões hepáticas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.