ESTE é o país que mais consome manteiga no mundo (O Brasil está em 13º lugar no ranking)
Em um ranking onde o Brasil está na 13ª colocação, essa nação foi eleita a maior consumidora desse tipo de alimento em todo o planeta.
No que diz respeito ao consumo de manteiga, o cenário está mudando. Enquanto a Europa, em especial a França, costumava ocupar o topo da lista, um novo líder surgiu em 2022: a Nova Zelândia.
Nos últimos cinco anos, o consumo de manteiga na Nova Zelândia tem mantido uma constância impressionante. Os habitantes do país, carinhosamente chamados de Kiwis, têm consumido uma média anual de manteiga que varia entre 12,8 e 13,3 libras por pessoa.
Surpreendendo a todos, os neozelandeses conquistaram a coroa de maior consumidor de manteiga do mundo. Os números são impressionantes, com uma média colossal de 13,6 libras por pessoa ao longo do ano.
Não muito atrás, em segundo lugar, está a Bielorrússia, uma nação do Leste Europeu que apresentou um consumo considerável de manteiga, com uma média de 10,4 libras por pessoa.
Além dos dois países mencionados anteriormente, a Índia também se destaca no consumo de manteiga, ocupando o terceiro lugar na lista dos maiores consumidores. Os indianos apreciam esse alimento em uma média de 10 libras por pessoa, demonstrando uma preferência significativa.
Enquanto isso, a China fica no extremo oposto do ranking, ocupando a 15ª colocação. Com um consumo de apenas 0,39 libras por pessoa, a manteiga não é tão popular na dieta chinesa.
A importância da manteiga da Nova Zelândia
A Nova Zelândia é reconhecida como um dos principais produtores e exportadores de manteiga em todo o mundo.
Em 2022, o país registrou impressionantes números relativos às exportações de manteiga, com o valor chegando à casa dos US$ 13,4 bilhões, o que representa cerca de 30,4% do total de mercadorias exportadas pela nação.
Apenas no ano de 2022, o país produziu 480.000 toneladas métricas de manteiga. Esse volume expressivo reflete a importância da indústria láctea neozelandesa e sua capacidade de atender à demanda global por esse produto.
A popularidade da manteiga da Nova Zelândia pode ser atribuída, em parte, às condições favoráveis de criação de gado no país.
A maior parte do gado que vive nas Ilhas Neozelandesas é alimentada com capim, o que contribui para a produção de uma manteiga com características distintas.
O leite proveniente de vacas alimentadas com capim é conhecido por resultar em uma manteiga com sabor, aroma e cor mais intensos, em comparação com a manteiga proveniente de vacas alimentadas com grãos.
Comentários estão fechados.