Este é O SEGREDO para ter uma redação nota 1000 no Enem
Essa parte da prova carrega grande peso na nota final.
A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é determinante para conseguir vaga em uma universidade. Logo, conquistar a nota 1000 na redação é o principal objetivo de muitos estudantes.
No entanto, o desafio não é simples, afinal, o nível de exigência na correção do Enem é alto e a redação precisa estar impecável.
Mas há vários registros de alunos que conseguiram conquistar a nota 1000 na redação e obter a vaga dos sonhos na faculdade.
Entre os detalhes para um bom texto está a competência V, que avalia a interferência do estudante ao propor uma solução para o problema.
Dica valiosa para a redação do Enem nota 1000
O Guia do Estudante, publicação especializada em educação, fez uma análise de 22 redações do Enem que tiveram nota 1000 para examinar as propostas de intervenção dos candidatos.
As redações analisadas foram de 2022 e 2023, quando os temas propostos foram ‘Desafios para a valorização de povos tradicionais no Brasil’ no primeiro ano e ‘Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil’ no segundo.
Em todos os casos, os estudantes utilizaram a palavra governo na argumentação final. No entanto, não bastava apenas citar o governo na conclusão da redação, mas, também, explicar como tal instituição deve intervir para garantir que tais direitos sejam respeitados.
Afinal de contas, a própria Constituição Federal de 1988 diz que o Estado é o responsável por assegurar o bem-estar, a harmonia e qualidade de vida para todos os cidadãos.
Na proposta da redação, mais que falar do governo, os alunos nota 1000 precisaram explicar como, de fato, funciona a máquina pública e de que modo, a partir desse funcionamento, o Estado pode manter os Direitos Humanos protegidos para seus cidadãos.
Outro ponto importante para uma redação do Enem nota 1000 é ter senso crítico, coerência e coesão durante o texto, além de estar bem-informado e seguir o que é proposto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Em 2024, o Enem acontece em dois domingos, nos dias 3 e 10 de novembro, com provas em todo o país.
Comentários estão fechados.