Este é o significado REAL das cores simbólicas dos postes das barbearias
Descubra a fascinante simbologia por trás das cores vermelho, branco e azul nas barbearias.
A barbearia é um espaço onde a arte da transformação se encontra com a tradição e a história. É uma experiência imersiva em um ambiente repleto de história e tradição.
Entre revistas, navalhas e conversas animadas, há algo que muitas vezes passa despercebido: o significado oculto por trás das cores que adornam os postes das barbearias.
Cores emblemáticas: traços de uma história antiga
Independentemente do estilo ou localização da barbearia – seja ela moderna com músicas contemporâneas ou clássica com ritmos tradicionais -, é comum encontrar nos postes essas tonalidades marcantes.
De acordo com informações do BARBERAPP – O APP da sua Barbearia e da Pivot Point, especialistas em beleza e cortes de cabelo, essa tradição remonta à Idade Média. Naquela época, os barbeiros não só cuidavam dos cabelos, mas também realizavam pequenas cirurgias, incluindo extrações dentárias. Os postes eram utilizados para secar panos ensanguentados após essas operações.
Imagem: Pexels/reprodução
Esses profissionais viajavam de cidade em cidade, sendo identificados por seus clientes graças aos postes onde penduravam as toalhas manchadas de sangue. Os postes da barbearia eram também representações simbólicas dos bastões que os pacientes precisavam segurar para a extração de sangue antes das cirurgias.
A simbologia das cores
O vermelho carrega consigo a simbologia do sangue derramado, enquanto o branco representa as ataduras usadas para estancar as hemorragias. Já o azul simboliza as veias cortadas durante esses procedimentos. Acredita-se que a inclusão do azul nas barbearias dos Estados Unidos, Reino Unido e França tenha tido um tom patriótico, remetendo às cores de suas respectivas bandeiras.
Ao compreender o significado intrínseco dessas cores nos postes das barbearias, é possível mergulhar ainda mais na tradição e história por trás dessa antiga profissão. Na sua próxima visita à barbearia, observe com novos olhos esses postes que contam a história e a herança de uma prática que atravessou séculos, recordando-nos que o cuidado com a aparência tem raízes profundas e significativas na história da humanidade.
Comentários estão fechados.