Este eletrodoméstico NUNCA deve ficar ligado na tomada após o uso
Essas dicas simples evitam acidentes e problemas com o equipamento, aumentando até o tempo de vida útil.
Os eletrodomésticos são importantes aliados no dia a dia em casa, tanto para o serviço quanto para o lazer. Por isso, devemos ter zelo e cuidado com esses itens para evitar avarias e desastres em casa.
Inclusive, é necessário sempre que possível desligá-los da tomada após o uso, e um eletrodoméstico em especial é o que mais demanda essa medida, devido ao alto risco de acidentes, quando isso não é feito.
Qual eletrodoméstico oferece risco elevado de incêndio?
O eletrodoméstico mais perigoso quanto a risco de incêndio é a torradeira elétrica. Por isso, sempre que usá-la, você deve desligá-la em seguida e guardá-la em um lugar apropriado.
A torradeira precisa de resistências para esquentar, assim como os chuveiros. Quando estão quentes, entram em contato com migalhas e pedaços de pão, que também se aquecem.
Por isso, esquecê-la ligada na tomada pode gerar curto-circuito e um consequente incêndio. Além do prejuízo material, isso pode machucar alguém de maneira grave e até colocar a vida dos moradores em risco.
As falhas elétricas são passíveis de acontecer em qualquer aparelho do tipo. Mas, se estiver desconectado da tomada, o perigo de acidente cai completamente.
Quando sair de casa, confira se o item está desligado da tomada e faça o mesmo com os outros equipamentos, pois desconectá-los vai economizar energia e minimizar os riscos.
Atualmente, diversos aparelhos possuem o recurso de stand by. Assim, quando são desligados apenas no botão, continuam consumindo energia, se permanecem plugados na tomada.
Portanto, com exceção do computador, que pode ficar ligado para evitar problemas operacionais, desligar os demais eletrodomésticos da tomada torna o ambiente mais seguro, além de diminuir o consumo de eletricidade.
Comentários estão fechados.