Robô consegue escrever poesias e tirar dúvidas da mesma forma que um humano
A Inteligência Artificial é capaz de explicar como funciona cada parte da sua programação e faz isso como nenhum outro robô.
Os sistemas automatizados têm tomado conta do nosso dia a dia. Se for para resolver qualquer questão que envolva uma ligação telefônica, por exemplo, pode ter a certeza de que será difícil tratar do assunto diretamente com um humano.
Leia mais: Tecnologia Meta: inteligência artificial escreve artigos acadêmicos e TCCs
Além do telefone, os robôs também estão marcando presença em chats de reclamações. Isso muitas vezes causa uma frustração em quem quer resolver os problemas. Quem nunca foi atendido por esse tipo de sistema? Eles são conhecidos como “robô para conversar” ou “chatbot”, e indicam ao usuário a informação que ele precisa para resolver o problema, muitas vezes sem a necessidade de atendimento humano.
Agora, esses momentos de frustração podem estar com os dias contados. Recentemente, um chatbot anabolizado foi lançado pelo programa ChatGPT.
Treinamento da Inteligência Artificial
Um robô será capaz de formular respostas que alcancem os objetivos de quem está perguntando e pode desenvolver discussões com quem está conversando. A novidade é que isso acontece com uma aproximação muito grande da forma como um ser humano faria.
Na verdade, o foco do ChatGPT é fazer com que a IA interaja com as pessoas da forma mais natural possível, e que os humanos passem a se reconhecer nos sistemas robotizados.
A aproximação do robô com o humano acontece pelo treinamento diferenciado desse modelo de IA. A conversa desse robô é baseada nos textos em que as pessoas conversam, fazendo com que ele possa desenvolver as próprias respostas adequadas ao contexto da conversa.
Esta é a parte fundamental do desenvolvimento de um sistema, pois há a possibilidade daquele robô entender quais são os próprios dados que estão sendo trabalhados, sendo capaz de organizar as respostas mediante a necessidade apresentada.
Testagem do modelo indica que a diferença é imperceptível
Por meio dos testes realizados, a diferença entre a resposta de um humano e de um robô pode ser percebida somente com muita cautela. O sistema mostrou-se extremamente bem-informado sobre as perguntas que foram feitas, e mostrou que o treinamento dos textos realmente poderia ser dito por um ser humano.
O modelo é capaz de fazer descrições, realizar cálculos matemáticos, falar abertamente sobre a linguagem computacional e até mesmo pode escrever poesias sobre um assunto aleatório.
Comentários estão fechados.