Estes 5 sinais indicam que você tem um parceiro manipulador – saiba como se proteger
As pessoas manipuladoras estão em todos os lugares, inclusive compartilhando relacionamentos. Veja se você tem um desses ao seu redor!
Nos relacionamentos amorosos há pessoas que tendem a manipular o parceiro simplesmente por desejarem que o outro faça exatamente aquilo que ele deseja. Além, é claro, pela necessidade constante de ter o ente querido sempre ao seu lado.
No entanto, terapeutas dizem que as pessoas vítimas dessas manipulações devem tomar cuidado, pois elas tendem a piorar. Veja abaixo quais são os sinais mais comuns.
É preciso ter cuidado com as pessoas manipuladoras
Confira abaixo os principais sinais de que a pessoa está tentando te manipular:
Tentam te envergonhar de diversas formas
Caso você esteja percebendo que o seu parceiro está tentando te envergonhar em diferentes situações, isso é um ótimo sinal de tentativas de controle sobre você. Além disso, a pessoa envergonhada passa a perder a confiança e a desacreditar em si mesma.
Sempre te comparam com os outros
As pessoas manipuladoras tendem a comparar seu parceiro com outras pessoas, inclusive com os ex. Esse comportamento visa fazer com que você se sinta insuficiente para oferecer o que eles desejam.
Eles sempre desejam saber o que você está fazendo.
Uma forma de manipulação explícita é quando o parceiro exige detalhes constantes de onde você está, o que está fazendo e quais são as pessoas que estão presentes. Quando essas informações não são oferecidas, ele fica irritado e se faz de vítima.
Sempre culparam os outros
Não é fácil assumir o erro, no entanto, quando a pessoa sempre culpa o outro pelos seus próprios atos, é preciso ter cuidado.
As pessoas manipuladoras fazem de tudo para justificar o erro e ainda tentam convencê-lo de que estão certas e o outro está errado.
Usam-se outras pessoas para argumentar sobre algo.
Embora seja comum que todo e qualquer casal entre em uma discussão de vez em quando, um parceiro manipulador sempre irá passar sua parcela de culpa para o outro. Normalmente, eles incluem terceiros para afirmar que estão certos e que nada vai mudar isso.
Comentários estão fechados.